sábado, 19 de noviembre de 2011

Jerônimo Jardim

.
Salito deixou um papelzinho com algo escrito à mão. Uma palavra-nome: Jerônimo.

Supus e aposto que acertei: Jerônimo Osório Moreira Jardim (19/11/1944, Jaguarão, RS). Alma artística que é uma glória gaúcha, brasileira e sul-americana. Se é tudo isso, é do mundo inteiro.

O grande artista é de Bagé (RS), cidade que dispensa comentários, ele só nasceu em Jaguarão, esta que também é um belo recanto, cidade adorada pelo Sala e por Juanito Diaz Matabanquero, por "culpa" das mulheres e amigos de ali e de Rio Branco. Dizem eles.

De tristonhas milongas das madrugadas pampeiras, Jerônimo cruza com naturalidade e amor por todos os gêneros musicais. Lamentamos não termos encontrado no youtube o seu Abolerado Blues, uma de suas obras primas (com Geraldo Flach) que Lúcia Helena ajudou a imortalizar.

Ai que Purpurina. É isso aí. Eu vim do Sul.

Vai um samba.

Feliz aniversário, Jerônimo, Salito lá de longe lembra de ti. Nós também.

João.



3 comentarios:

  1. Querido amigo, somente hoje, quarta-feira, 120.12.2014, por acaso, em visita à internet a procurar meu site que sumiu, encontro este gentil comentário datado do dia em que fazia 67 anos e estava muito doente, hospitalizado. Fiquei emocionado com o carinho. Grande abraço. Grato. Jerônimo Jardim.

    ResponderBorrar
  2. Usted es de cuál ciudad? Puedes decirme por e-mail? jardim.jeronimo@gmail.com. Gracias.

    ResponderBorrar