jueves, 25 de febrero de 2016

A freirona do Colégio Eustáquio de Belo Horizonte

.

Trovões roncaram grosso, nove paus no jogo de bolão do céu quando raios terríveis explodiram em Belo Horizonte. Listas de fogo que subiam da terra para explodir lá em cima intimidaram a capital dos mineiros, muitas senhoras devem ter corrido tapar os espelhos.

A nega Ouro Preto - é Jucinara, mas a gente a chama pelo nome da cidade de origem - inventou de teimar com os mais velhos. Pensei em lhe dar uma porrada, mas não, fui esperto, há tempos quero me livrar dela, me fiz de magoado.

Faltou luz. Ignorei a alemoa Cubom, de Sete Lagoas - da "Colonha" João Pinheiro, como ela diz -, que ainda tremia depois de cobrir tudo com lençóis.

- Vou sair, putedo. Quando voltar não quero mais ver a Ouro Preto aqui.

Desci a rua Rosinha Sigaud de chinelo de dedo, calção branco e camisa branca do Internacional de Porto Alegre, aquela que o Fernandão vestia quando fodemos o Barcelona, olhando atravessado para os autos que passavam fugindo da tormenta. 

Raio gosta de autão de rico. Tomara que torre um, aquele que passou e vi que o cara vestia a camisa do Grêmio, que vida ingrata, até aqui me aparece assombração dos cinco a zero.


Desci a Sigô, dobrei na Anhangaí e logo subi a Belmiro Braga, lá em cima caí na Chico Bicalho. Andei e andei pela Chico, passei o Xico do Churrasco e entrei numa mercearia chamada Epa.

Comprei uma garrafa de uísque vagabo e um guaraná.

Vou voltar lá, pensei. Aí me lembrei de algo: antes preciso arranjar uma substituta pra Ouro. Falei para a moça do caixa:

- Por favor, bela senhora, onde...

- Não sou senhora... - disse rindo.

- Uma linda moça, é a mania de gaúcho ser respeitoso, desculpe.


- Nada.... - e abriu um sorrisão, boa menina.

- Ã, por favor, pode me dizer pra que lado é o Colégio Padre Eustáquio?


- É só andar mais um pouco, logo ali...

Ai, meu Deus, só de pensar no Colégio Eustáquio fiquei com pau que é uma estaca.

Fui. Quando a chuva e a ventania me pegaram forte, tastaviei e entrei num bar, me dá um pano pra me secar e uma cerveja, meu camarada. 

Mas a professora do Eustáquio não vai me escapar. Quero ser um cão molhado se em uma semana a cabaçuda, toda cheia de pudor, não entregar o ouro.


Ouro ruivo.
.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario