martes, 11 de agosto de 2015

Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (2) e os moleques

. 
MOLEQUES

Caros amigos

Ainda sobre essa história de uns políticos quererem extinguir a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

Tenho um lado pessoal envolvido e tal, conforme e-mail da minha filhoca Natividad que antes transcrevi, afinal a guria interrompeu um segundo doutorado, onde ganhava uns cinco mil limpinhos de um órgão federal (bolsa) para entrar para a FZB (concurso público, sim senhor, eu os meus nunca mamamos em "quem indica") ganhando bem menos. Uma boa troca: promessa de estabilidade e fazer o que sempre quis, pois é bióloga de doutorices e tudo. Com emprego certo, endividou-se comprando apartamento financiado e se embrenhou no trabalho.

Realizou o sonho: passa dias e dias pelas campinas e matas do RS, vestes rudes e chapelão na cabeça - no verão o sol é inclemente - pesquisando plantinhas e não sei mais o quê, o que tem risco de extinção e tal, não entendo do riscado, apenas acompanho de longe a sua luta.

Há alguns meses, quando um bundão começou o terrorismo, me disse: "Paiê, não se trata de eu perder o emprego apenas, como tu diz a gente sempre se vira, posso lecionar, posso fazer outra coisa, aprendi contigo a não ter medo de nada, é que isso será o maior crime perpetrado contra a biodiversidade, é inimaginável o dano, choro só de pensar".

Terrorismo, sim. Ameaça psicológica doentia. Irresponsáveis, não são homens sérios. Comigo a conversa será outra, pois reitero: enquanto brincavam de bonecas eu morava em prostíbulo de favor, enquanto eu lia Nietzsche davam a bunda ou chupavam pirulito em lares gordinhos.

Ora, claro que cá comigo tenho certeza de que isso é bode na sala, armar um gritedo com um absurdo desses para passar outros absurdos aparentemente de menores danos, mas com lucro certo para quem os palhaços obedecem.

Verei direitinho quando chegar em Porto Alegre. Mas vai que, tal a qualidade da "base de apoio" desse "esperto", o projeto passe? Quem cuidará da biodiversidade do pampa e das florestas? Quem cuidará do Jardim Botânico situado em Porto Alegre? A Monsanto?

No particular, o que ela não gosta de falar mas eu falo: seja quem for o beneficiário do disparate, ele devolverá a taxa de inscrição que a menina pagou para fazer e ser aprovada no concurso público, montes de gentes que prestaram para duas vagas, pois nem biólogos a FZB tinha, quem devolverá? Quem a indenizará pela interrupção da Bolsa de Estudos?

Sim, quem iniciou a estruturar ou reestruturar, com seriedade, a Fundação Zoobotânica foi o governo anterior.

Ainda não sei como será, mas vai se preparando, Sr. Sartori & Cia., o revide, de minha parte, é certo que virá. De qualquer modo que venha, o senhor não vai gostar nadinha. 

Processe-me pelo que quiser, como sempre faço quando "querelado" vou lá e digo ao juiz: "Sim, confirmo que o chamei assim, e tenho umas coisinhas a acrescentar que não quis dizer em público".

De ladrão, o que seria grave, não o chamei, ainda não sei. Estou muito tranquilo, mas podem ir perdendo o sono.


.


No hay comentarios.:

Publicar un comentario