sábado, 26 de mayo de 2018

COMO FUNCIONA A MANIPULAÇÃO EM REDE SOCIAL

.

O autor do texto, Henrique Mann (músico, escritor e outros bichos), sabe o que diz. Subscrevo. Assim que no imaginário popular eu viro assassino, se atravessar o caminho dessa gente. Lula vira dono de frigoríficos, do Citibank, a Dilma se transforma em ladra e puta, o que eles quiserem com qualquer um. Daqui em diante só fala o Henrique, dando apenas um exemplo:

O compositor Chico Buarque de Hollanda nunca fez nenhum projeto pela Lei Rouanet. Desde os anos 1960 até o final dos 1990, ele, que já era de uma família de boa situação financeira, ganhou muito dinheiro por ser um dos maiores arrecadadores de Direitos Autorais do Brasil, tendo suas músicas gravadas por artistas do mundo inteiro.

Vendeu milhões de discos e seu shows sempre tiveram lotações esgotadas, ficou muito bem de vida. Há músicos atuais que compram jatinhos, fazendas... ele comprou um apartamento em Paris e montou um time amador de futebol.

Bem, os detratores de Chico começaram a espalhar na internet que ele "Ficou rico com a Lei Rouanet". Também pegaram um trecho de seu próprio DVD no qual ele faz uma piada dizendo que comprava suas músicas de outros compositores e editaram separando só aquele trecho.

Aqui entra o algoritmo que detecta quem são as pessoas reais que detestam Chico Buarque e estão predispostas a espalhar estas mentiras. Fazem isto com inocentes aplicativos nos quais sondam do que as pessoas gostam ou não.

Então 25 ou 30 perfis fakes lançam posts falsos dizendo que Chico compra músicas de terceiros e que ficou rico com a Lei Rouanet. Robots replicam isto aos milhares dando uma aparência de veracidade. Alguns destes perfis falsos fazem anúncios patrocinados com a mentira e o algoritmo direciona para as LTs das pessoas que estão predispostas a replicar aquilo como se fosse verdade.

Algumas replicam por burrice mesmo, mas eu conheço empresários que já trabalharam com Chico e sabem que é mentira, mas espalham a mentira do mesmo jeito, sendo que eles próprios sim são beneficiários de muitos milhões pela Lei Rouanet. Há músicos que replicam a mentira também, inclusive em grupos de WathsApp. É uma coisa impressionante!

Isto mostra, de forma simplificada, como funciona o processo que faz com que a nossa sociedade entre neste turbilhão de enlouquecimento coletivo.

De repente, aquela sua tia velha e pacata começa a defender a tortura e o extermínio em massa; aquele seu amigo músico, que sempre foi boa gente, começa a espalhar mentiras e espumar pelos cantos da boca... foi assim que a sociedade dos EUA elegeu Trump, defensor da Ku Klux Klan e de neonazistas, foi assim que a Inglaterra embarcou no Brexit... e é assim que nossa sociedade está sendo conduzida ao caos e à dissensão social.

Por isto Zuckerberg está pedindo desculpas aos EUA e à Europa. São lágrimas de crocodilo.

Não caia nessa.

PS: A Lei Rouanet é só procurar na rede, trata-se de incentivo à cultura, dinheiro público.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario