sábado, 17 de mayo de 2014

Camila Costa, a Valsa rosa, a Juriti, a loba da Tasmânia, a pantera e eu

;
Pediu ao vento, que violento 
Arrancou-a do jardim
E então o colibri
Pegou a rosa enfim valsando pelo ar
Deixou-a sobre a cama dele e
Nunca mais foi lá 




Amo a Valsa rosa.

É da Camila (parceria com Ruy Quaresma), que é minha amiga no facebook, onde ela raramente entra. Camarada, melhor dizendo, amiga de tu lá e eu cá, este mundo, como em geral, é fogo. Mas há confiança, neste sem fim de distância, com inadvertida semi-rima.

Detesto artistas famosos, quase tudo fabricação, todos cheios de si, numa burrice danada, felizes por encantar a plebe de visão curta e orelhas longas, como dizia "Nitie". Detesto e livrei-me deles.

A Camila não, ela é diferente, pois de três em três anos, ou um às vezes, em madrugadas, ela chegando de shows trocamos algumas palavras por telefone, ou sei lá, mensagem, sempre nos dizendo que a vida está boa. E esse frio aí na Suécia, guria? Um gelo!, no carnaval estarei no Rio.

E aí no Sul, Porto Alegre? Aqui? Gelo, em outubro estarei em Niterói.

Outro dia sonhei que a cantante tinha 33 anos. Comemorava no mesmo dia que eu, que fechava 61. Linda, festejando na Dinamarca. Abri um champanhe de madrugada, bebi e saí. Do fundo do bar telefonei para as minhas filhas, conversei sobre seus doutorados, saber como estavam, tudo rápido, pois lembrei que havia esquecido de ligar no mês passado, logo em abril, todas nascidas em abril, rosas de abril...

Por último a mais novinha, que se faz... ora se faz, é, de sensível, saiu igual por dentro, falou sonolenta. Depois do Oui?, reconheceu a minha voz e exclamou: Sala, que milagre... 

Como vai, gorda, tudo certinho aí? Tudo, pai, e tu? Amenidades e tal, até que com a boca ainda meio pastosa me disse: Olha, não é pela hora, não me leve a mal, pai, mas o que está se passando? Está pelos bares? É cinco e meia. O senhor não estava casado com a loba da Tasmânia? Tu me disse que daria a vida por ela, e...

Do senhor passou para o tu, no fundo não gostei, temi ter acordado a guria. Porém segui de bom-humor, amei o Oui, sinal de que segue no lado francês, e não daqueles lambe-ovos dos norte-americanos.

Nada, Juriti, psit... não fala alto. Deixa eu te contar: finalmente conheci a pantera chamada Rosa, que eu sempre quis. Negra, 43, um doce de alma, aquele sorriso... Tu sabe que sou conservador, pai não deve dar detalhes sobre certas coisas, se não te diria que tem um corpão, já viu aquelas bailarinas que dançam
levando as escolas de samba com o rebolado, a bunda, cada peitão, pois é, e um olhar de fogueira que diz esse castanho é meu, o castanho sou eu, ai meu Deus... 

Ela quietinha, algo a interessou, conheço meu povo.

Arham, epa, pula isso, andei bebendo. Ju, ela me olha com carinho, é singela, eu é que não presto e vou... deixa pra lá. Na próxima vez, quando chegarmos em casa, antes de mais nada vou botar o disco da Camila, a Valsa rosa. Vou dar um baile nessa nega, vai conhecer gaúcho redomão.

E por que não está agora junto dela agora? Não aguenta sem sair para a rua, né? A mulher deve ter ficado esperando tua ligação. Se vai transar com a "tadinha" da madame, pai, pra andar contigo deve ser muito inocentinha mesmo, e tu todo nervoso por ser a noite... manhã, de estréia, aviso que ela, por mais vivida que seja, se gostou mesmo de ti também estará nervosa, como tu dando a vida para não demonstrar, estou escrevendo sobre isso no pós-doutorado, vai por mim, em trepação vai rindo, porém amor, amizade, companheirismo, é outro papo, e isso de nervosismo passa depois de dez minutos de pelados na tua cama, e sugiro botar outra música, aquele bolero de Tanto tiempo disfrutamos de este amor, nuestras almas se acercaron tanto así, ou nenhuma. Esquece a Valsa rosa, também gosto, amo, é epílogo, pai, por favor não vá me gastar assim, guarde para a festa de casamento.


Hummm, refleti: está ficando sabida. 

É que ela mora no Rio de Janeiro, Ju, e eu agora estou em Porto alegre.

Ué, não tinha comido todas as mulheres do Rio de Janeiro, faltou essa?

Tudo intriga, pequena, só tive umas quinhentas cariocas, e a população feminina por lá passa de cinco milhões, acho que não darei conta.

Notou que tu está ficando velho, pai?

Eu mereço, mas me vinguei. Esquece isso. Tu tem namorado aí, gorda? É francês? Tenho pavor de francês, tudo viadinho.

(boceja com enfado e murmura algo, pareceu "Eu mereço")

Tu tem pavor de qualquer um que se aproxime de mim, não se flagra. Te conto amanhã, ligue mais cedo. E tiau, vê se cria juízo desta vez, seu tasmânico. Bjin.

Liguei exatamente pra isso, pra dizer que agora achei o caminho certo, mas tu não entende que cansei de carnes, quero é amor! Tiau, tolinha
. Beso.

Ahahah, entendo sim, te conheço. Clic.

Minha filha deve ser louca, Deus meu, o que foi que eu botei no mundo? Vá lá, atenciosa, de paz, apaixonada, sensível, linda, inteligente, carinhosa, boba... puxou por quem? Bem, acho que por mim, mas o resto, isso de perguntona e respondona, puxou por aquela que mal me lembro. 


Ora, casamento. Eu falava de amor. Vou ligar para a Conceição. Eu me lembro muito bem.


*
.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario