miércoles, 9 de octubre de 2013

Quem são os vândalos?, n'A Charge do Dias

.
Uma antiga reclamação dos boêmios foi levantada no botequim: o preço da erva-mate, o povo já não consegue tomar chimarrão. Aos leitores do Paquistão: tomar chimarrão é chupar uma infusão numa cabaça oval, mas não vão pensar bobagem aí. Carlinhos Adeva, o diretor jurídico do Partido dos Boêmios (em constituição), é o cara que sabe das coisas e ensina seus confrades:

- Se for ver de perto, é de assustar o lucro das empresas de erva-mate, ali só tem nego podre de rico, cada um com uma sobrinha de cinquenta milhões aplicados no mercado de agiotagem, fora as mansões, fazendas e carangos estranjas. Bons tempos aqueles dos pequenos soques de erva, os caras enriqueciam mas não era esse assalto. 

Novamente aos leitores do Paquistão: "mercado de agiotagem" é como os beberantes chamam ao que os pulhas apelidaram de "mercado financeiro", alegando que o primeiro diz tudo e o outro é uma ficção para iludir os incautos.

- E tem mais pau do que erva, lembrou Wilson Schu.

- Eu já passei pro tereré, disse Jussara do Moscão.

Alô, Paquistão: tereré é uma infusão de folhas, sem pau.

- A gauchada deveria parar de tomar mate por alguns meses, pra gente ver como esses putos vão sentir o ardume no rabo, falou Luciano Peregrino.

- Se eu pego um cara desses eu capo, disse Bruno Contralouco.

Nesse lero escolheram a primeira obra do dia. Com o Sinovaldo



A seguir a turma aprovou a indicação da Jezebel do Cpers, que se diz cansada da Dilma:

- Ai, meu tuíterzinho, ui... ora, essa vaca que vá trabalhar, o Brasil afundando e ela se fresqueando em Ratinhos e nas redes sociais.

- Essa bruxa nem bêbedo eu como, disse Bruno Contralouco.

Com sérias ameaças de que em 2014 ela vai ver o que é bom para a tosse, ficaram com o Rico


Sobre a Marina Silva, ficaram com o Renato.



Os diálogos esquentaram quando chegaram aos protestos. Disse Silvana Maresia:

- Se a gente fizer uma passeata de um milhão de pessoas, desfilando quietinhos, dá nada, segue tudo igual, quebrando um osso de alguém pode ser que algo mude, mas agora as redes só tem assunto para "vândalos".

- A Globo ditadura chega a dar ânsia de vômito..., disse Lorildo de Guajuviras com cara de nojo.

- Esses sim são bárbaros, vândalos, que destroem valores e culturas regionais, afirmou Jezebel.

- E os políticos, então, roubam de bilhão, e vândalo é quem quebra uma loja de agiotagem..., disse Clóvis Baixo.

- E os chamados grandes empresários, que são grandes ladrões, que elegem seus politicalhos com o dinheiro que tomam do povinho, no círculo vicioso, primeiro rouba, depois elege os vadios para certificar-se de que poderá continuar roubando, e mais..., disse Lorildo, desesperançado.

- Nem um pio sobre a razão dos protestos, ou se algo será feito, pensam que alguém é imbecil, disse Tigran Gdanski.

- É o que eu sempre digo, para mudar algo só se morrer um manifestante nas mãos dos meganhas, espancado covardemente, como costumam fazer, e com filme e tudo, se não, necas..., disse Freddy Garcia Lorpa. 

- O povo "é" imbecil, corrigiu Ain Cruz Alta ainda com a cabeça na fala de Tigran.

Omitimos o que disse Bruno Contralouco, os amigos podem imaginar. A observação mais leve que cometeu dava conta de que não se aguenta mais de vontade de matar a todos "esses vândalos filhos da puta". Desconfiamos que esses tais não são os meninos encapuzados.

Ficaram com o Aroeira.


Brum.


E Nani.



Miss Leilinha Ferro ficou com o Duke, a respeito de outros larápios premiados pela exuberante privataria de outros vândalos de mão molhada.



A coluna A Charge do Dias leva esse título pelo seu idealizador, o mestre Adolfo Dias Savchenko, que um belo dia se mandou para a Argentina, onde vive muito bem. Sucedeu-o na coordenação a jovem Leila Ferro, filha do Terguino, quando os boêmios amarelaram na hora de assumir o encargo. Antes eram dois butecos, o Beco do Oitavo e o Botequim do Terguino, que.., bem..., se fundiram  no ano passado (veja AQUI), face a dívidas com o sistema agiotário. O novo bar manteve o nome de um dos butecos: por sorteio ficou Botequim do Terguino, agora propriedade dos ex-endividados António Portuga e Terguino Ferro.
.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario