jueves, 17 de noviembre de 2011

A Rainha do Mundo

.



















Começou na terça-feira, 15, a disputa pelo título mundial de xadrez feminino, o FIDE Women’s World Chess Championship, para se determinar o mais luminoso cérebro feminino do planeta para 2011/2012, entre a atual campeã do mundo, a menina-prodígio chinesa Yifan Hou (Nanjing, Jiangsu, 27/2/1994), e a sua desafiante, a indiana Koneru Humpy (Gudivada, 31/3/1987). O confronto se fere na capital da Albânia, Tirana, no luxuoso Hotel Internacional. As duas primeiras partidas terminaram empatadas. Neste momento se desenrola a terceira partida, com a desafiante conduzindo as brancas num Gambito de Dama Recusado, variante Ragozim, em perfeito equilíbrio até agora, no lance 19 das brancas, em vivo AQUI.

O controle de tempo é de 90 minutos para os primeiros 40 lances, seguido de 30 minutos para o resto do jogo, com um incremento de 30 segundos por jogada a partir do primeiro movimento.


A vencedora do match de dez partidas será a primeira a atingir 5,5 pontos ou mais. Se empatarem em 5 a 5, haverá novo sorteio de cores (quem sai de brancas na primeira partida) para o tie-break de quatro partidas, com 25 minutos para cada contrincante e um incremento de dez segundos após cada jogada. No tie-break as lutadoras não precisam anotar os movimentos, os árbitros farão isso. Após o seu movimento, as oponentes podem consultar a ficha do árbitro (para o caso de repetição tripla ou para invocar a regra dos 50 movimentos).

Persistindo o empate, mais dois jogos serão disputados, cinco minutos para cada lado, com o acréscimo de três segundos para cada movimento. Havendo empate, serão ainda jogadas séries de duas partidas, até o limite de dez. Neste ponto, já não é mais xadrez, já estamos nos penaltis, que como bem sabem os futebolistas, é mera loteria. Se ainda assim não houver vencedora, então vai-se para o terrível Armagedom ou morte súbita, que nos recusamos a comentar pelo desprezo que lhe dedicamos.

O prêmio total do match é de 200.000 euros (equivalente a R$ 479.000,00), sendo 60% para a vencedora e 40% para o perdedora, se o jogo terminar dentro dos primeiros 10 jogos regulares. Caso a guerra seja decidida por tie-break, será 55% e 45%. Sabemos que é uma ninharia diante do que ganham os jogadores do Inter, ou, pior ainda, os caras que se esmurram na televisão, mas..., bem, vocês sabem.




No hay comentarios.:

Publicar un comentario