martes, 30 de agosto de 2011

El Tango

.
A capital em estado de graça, luminosa, corações batendo de amor e paixão. Buenos Aires em Agosto é linda, como é linda sempre. Na Corrientes uma turma de meio bêbedos apertava o passo para não perder o início do espetáculo, todos com o ingresso esquentando no bolso. De graça, o ingresso, mas aquela imensa fila às duas da tarde, só de lembrar, só bebendo mesmo. No bar, a maioria apostou nos argentinos, dois ou três no japoneses.

Quando Carlos Dulcemano Yanés sai do buteco da Sarmiento, com idêntico destino, no bar do lado uma mulher declama a letra infernal:  "Mira lo que se avecina a la vuelta de la esquina, viene Carlito rumbeando. Con la luna en las pupilas y en su traje agua marina van restos de contrabando...". Carlito não pára, nem olha. Sueña en bailar un dulce tango, pecados hoy no más.

Hoje o jornal Clarín trará poucas notícias, é a elite solamente branca, a Globo deles, mas o povo jamais esquecerá este dia. Hay los periodicos de los pueblos.

Que dia. Que noite. Noche del alma.

Foi preciso uma sensacional ronda de desempate para que a dupla colombiana Natasha Agudelo Arboleda e Diego Julián Benavídez vencesse o Campeonato Mundial de Tango de Salão 2011, na final disputada ontem, segunda-feira, no Luna Park, em Buenos Aires.

Pois é: o Festival Mundial de Tango da Argentina foi ganho por um par da Colômbia. Aliás, os cinco primeiros lugares foram para a Colômbia, Venezuela, Estados Unidos, Itália e Japão, sem a presença dos 18 casais argentinos que participaram do torneio.

Para o festival compareceram 490 bailarinos de todo o planeta, além de dezenas de milhares de turistas. O número de pessoas presentes é estimado em 2 milhões na semana.

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Tango é de todos, o Tango é... do mundo.

Natasha e Julián receberam cinco mil euros e uma viagem a Paris. Vão dançar aos pés da Torre Eiffel, em grande estilo, leves, sem a tensão da disputa, para delírio dos parisienses que os aguardam ansiosos.

Pela primeira vez na história do Mundial de Tango houve empate, entre o par vencedor e a dupla venezuelana formada por John Erban e Clarissa Sánchez, que terminaram na segunda posição.

Não é como uma Copa do Mundo de Fútbol. Não há roubalheira e mentira, ídolos de barro, nem humanos se socando a matar em octógnos de desespero, vulgares. 

É mano a mano, gente como a gente, sem traiçoeiros jogos de luzes e arrumamentos no corpo. Ao fim: ela e eu conseguimos, a mais ninguém devemos.

"O tango não são os passos, mas sim o amor com o qual você dança. Este amor aparece nos abraços. O tango é um abraço", disse Diego Julián.

Lo qué decir? Arrabalero, milonguero! Al bailao.




O Mundial de Tango teve início há uma semana, dividido em duas categorias: Tango de Salão, ao estilo tradicional (ah, viejo milonguero), sem que os participantes saibam sequer qual o tango que será tocado para a apresentação, e Tango de Palco (Escenario), mais acrobático, um show.

A final de Tango de Palco ocorrerá nesta terça-feira.

Ilustração: El club de mis amores, Tinta e acuarela, da artista plástica rosarigasina Patricia Vidour.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario