jueves, 3 de enero de 2013

Xadrez na praia sem Mega da Virada, n'A Charge do Dias

.
Ainda na praia, os boêmios lentamente começam a se inteirar do que acontece no mundo. Quase duas da tarde. Enquanto Clóvis Baixo espetava as carnes e  a turma bebericava suas caipirinhas, instalados em mesas defronte ao Bar dos Amigos, Lúcio Peregrino resolveu abrir o notibuc.
 
- Atenção, pessoal, vou ler as últimas - anunciou.
 
- Não incomoda, Lúcio, não quero saber a contagem dos mortos nos feriados, nem qualquer outra má notícia -, disse Mr. Hyde.
 
- Certo, vou pular os milhares de mortos nas estradas. Começo com a mais importante, aí vai:

"O jovem italiano Daniele Vocaturo parece que vai bem, de brancas, numa Siciliana contra o canadense Raja Panjwani, no famoso torneio de Hastings, na Inglaterra, já en las complicaciones, no 26º lance. Um inglês e um lituano lideram o torneio, com meio ponto à frente dos segundos, mas de inglês eu me recuso a falar".

Nicolau Gaiola dá um salto e corre lá dentro buscar o tabuleiro grandão. Suspendem as notícias por alguns minutos, para montar a partida do italiano, que passam a examinar enquanto Lúcio prossegue:
 
"A adorada e valente presidente Cristina, da Argentina, pede aos invasores ingleses que devolvam as Malvinas. O filho da mãe, viado, do primeiro-ministro inglês respondeu que nem morto".
 
- Se eu pego um inglês desses -, disse o Contralouco.
 
"Presidente Chávez, da Venezuela, segue pela sete".
 
"Piranha do PT é presa em Ponta Grossa, no Paraná, por forjar o próprio sequestro. Essa quadrilha não toma jeito".
 
"Mensaleiro do PT assume como deputado federal".
 
- Se eu pego uns caras desses -, diz o Contralouco.
 
"Alexandre Pato quase acertado com o Corinthians, virá para ganhar como pato e jogar como pinto".
 
- Bem feito pr'esses paulistas de merda -, diz Gustavo Moscão.
 
"Igreja Universal mata 13 em Luanda, capital de Angola. A negada tinha ido rezar e entregar os pilas para os vagabundos".
 
- Peraí, a gente não tinha combinado de pular as mortes? - pergunta Mr. Hyde.
 
- Certo, desculpe.
 
"No Paquistão, avião não-tripulado dos terroristas norte-americanos...". Vou pular esta, tem morte.
 
"Dilma surta no final do ano: diz que o Brasil deve muito ao PT".
 
As gargalhadas que explodiram no Bar dos Amigos, na Praia do Quintão - RS, foram ouvidas na Praia dos Boêmios (Iracema), em Fortaleza. A turma de lá respondeu no ato, com risadas ensurdecedoras. Decidem elevar um brinde aos boêmios da Praia dos Boêmios. - Aos da nossa raça lá de Fortaleza -, diz Nicolau. Tintim.
 
"PT afirma haver campanha para tachar Lula de corrupto".
 
- Se ele é corrupto eu não sei, mas os amigos dele eu tenho certeza -, diz Jussara do Moscão.
 
"A ladra Microsoft manda o ladrão Google tomar no rabo. É briga de bugios".
 
"Falece em Montevideo o grande arqueiro Mazurkiewicz".
 
Aqui Walter Schiru propõe um brinde ao lendário goleiro. - Como o blog do Salito reproduziu ontem: "Agora o arco-íris tem goleiro". Tintim.
 
"Assaltantes de jóias do RS escapam à nado. Os órgãos de segurança alegam falta de equipamentos adequados para o cerco aos meliantes, quer dizer, todas as pirogas estavam ocupadas".
 
Agora peguem esta: "Em 15 de dezembro um usuário do Orkut postou o seguinte comentário: Eu não deveria estar falando isso aqui. Mas meu tio é um dos diretores responsáveis pela Mega da Virada. Ele me afirmou que, neste ano, o ganhador vai ser da cidade de Aparecida de Goiânia. Deu Aparecida de Goiânia".
 
Isto caiu como uma bomba na cabeça dos boêmios, que apostaram centenas de reais na Mega da Virada. Todo mundo quer ver essa putaria esclarecida, porém a Caixa e os jornalões do Brasil seguem quietinhos.
 
- Essa Caixa Federal... lotada de cargos na base da politicagem, só podia dar nisso -, diz Jezebel do Cpers.
 
- Filhos da puta. Com essa perdi o tesão, pessoal, chega de notícias -, encerra Lúcio.
 
Aristarco de Serraria volta do seu banho de mar e encontra todos de caras amarradas. - Ué, alguém morreu?
 
- É melhor você não saber, Aristarco, deixa pra lá, vai, toma um gole da minha caipirinha aqui -, diz Silvana Maresia.

Aristarco volta sua atenção para o tabuleiro. Lúcio, com página da internet aberta com a partida ao vivo, o atualiza, agora no 30º lance. Tigran Gdanski arrisca sugerir 31.Re7, Aristarco acha muito perigoso, prefere atacar o peão central negro.

Aristarco trata de colocar no tabuleiro menor outra partida do torneio, do espanhol Daniel Alsina Leal contra o chinês Rui Gao. Outra Siciliana. Diz o que chino é maluco, sacrificou um cavalo por dois peões: "O Rei branco vai passar por cima dos dois infantes". Nicolau discorda.

Lúcio atualiza o tabuleiro grande. Daniele também entregou uma peça leve em troca de peões e da prisão do rei negro na oitava. Ambas as lutas são sangrentas.
 
Leilinha Ferro, a coordenadora da coluna, pede que se resolvam logo com as charges do dia.
 
Ficaram com o Sponholz, do Jornal da Manhã (Ponta Grossa, PR).

- Assunto não vai faltar pro Spô amanhã -, disse Tigran Gdanski, aludindo ao sequestro forjado da vereadora.

- É só o que esse nazista quer, a vadia é do PT, pois ele jamais fez uma charge sobre ladrões dos outros partidos, do seu partido -, diz, magoado, Clóvis Baixo, vindo de lá da churrasqueira. Clóvis foi voto vencido nas escolhas das charges, isso explica a revolta.

Aristarco de Serraria pede a palavra. Outro voto vencido.

- Con permiso, o Baixo não deixa de ter razão. Respeito a escolha da maioria: vai o nazista para o blog, democracia é isto. Em sua obra de hoje me parece que tem inteira razão, o Lula é um merda ao cubo, e se acha o cara, com dinheiro público. O diabo é o Sponholz mirar num lado só, sempre.

Aqui na palafita, agora quem pede permiso sou eu, o cara do blog que publica a coluna: levei uma carraspana de Frida Von Allerborn, enquanto discutíamos sobre publicar ou não as conversas acima, sobre nazistas. Uma singela pergunta me derrubou: Salito, tu acreditou que eles estavam instalados somente em Joinville e Blumenau? Aleluia, Gretchen. 
 
 
 
 
E com o Alecrim.
 
 
 
 
Miss Leilinha Ferro ficou com o Leandro.
 
 
 
 
PS.: 18 horas em Porto Alegre. Os amigos da praia devem estar acompanhando, mas alguns dos trilhões de leitores poderão se interessar: estão atracados desde o meio-dia (hora legal brasileira) lá em Hastings, isto é, há seis horas. A partida entre Daniele Vocaturo e Raja Panjwani há séculos está tecnicamente empatada, as brancas de Daniele com Rei e Torre, contra Rei, Torre e Bispo, porém o canadense Raja insiste, agora no 93º lance, espera um erro grosseiro  do italianinho, no cansaço, em atitude, para nosotros, antidesportiva. Já a partida de Daniel Alsina Leal e Rui Gao desemboca agora em situação semelhante (empate técnico), no 56º lance, devem firmar tablas em seguida, se Daniel Alsina Leal não vir a encher o saco como faz o canadense. Todas as partidas AQUI.

(A coluna A Charge do Dias leva esse título pelo seu idealizador, o mestre Adolfo Dias Savchenko, que um belo dia se mandou para a Argentina, onde vive muito bem. Sucedeu-o na coordenação a jovem Leila Ferro, filha do Terguino, quando os boêmios amarelaram na hora de assumir o encargo. Antes eram dois butecos, o Beco do Oitavo e o Botequim do Terguino, que há poucos meses se..., bem..., se fundiram (veja AQUI), face a dívidas com o sistema agiotário. O novo bar manteve o nome de um dos butecos: por sorteio ficou Botequim do Terguino, agora propriedade dos ex-endividados António Portuga e Terguino Ferro)

No hay comentarios.:

Publicar un comentario