viernes, 7 de junio de 2013

A parte de baixo, a Copa dos desalmados e o Homem de Java, n'A Charge do Dias

.
No botequim, conturbado ambiente de sexta-feira. A companheirada, ops, esta palavra tomou contornos sinistros nos últimos anos, então, hummm... a tigrada na base de cafezinho e água mineral. Guardam-se para a noite, quando haverá grandes comemorações, além do show da cantante uruguaia Nina Moreno. 

Para os que não conhecem o Botequim do Terguino, aproveitamos uma observação do alemão Walter Schiru (sim, é Schmidt ou Schneider, adaptado aos pagos): é similar ao famoso bar "Já Comi", do centro de Pelotas, com a diferença de que este, o Botequim, possui três mesas oficiais de sinuca no salão dos fundos. Se o nobre leitor não conhece o Já Comi, bem, fazer o quê, jeito é dar um pulo em Pelotas numa festa do doce. O nome do belo covil dos lobos pelotenses deve-se, obviamente, ao costume dos gajos que o frequentam: a cada dama que passa na rua, sempre tem um a pronunciar o nome do bar.

Café e água exceto para Bruno Contralouco, que tornou a acertar-se com a gostosa do bairro, a ex-noivinha do gerentalha de banco, e comemora pegando leve num liso de dyabla verde, já falando abertamente naquilo que chama de Copa da Putaria.

- O Brasil indo costa abaixo e os filhos da puta quietinhos, metendo a mão nas tais obras da Copa, um escárnio, com as pessoas morrendo em corredor de hospital. Se eu pego um cara desses...

A professora Jezebel do Cpers, educadamente, como é de seu jaez, ralha com o admirado boêmio:

- Contrinha querido, que tal a gente maneirar no vernáculo: Copa da Ladroagem não soa melhor? E a Copa não visa apenas a roubalheira, não que não roubem a não mais poder, é que os patifes são covardes, têm medo de não dar o circo, temem que a massa ignara passe a exigir o básico, saúde, segurança, cultura...

Todos concordam com a mestra, exceto quanto à parte inicial da sua fala. - Putaria é muito pouco, pois em puteiro não se vê tamanha depravação, na Copa a gatunagem é de bilhão - diz Tigran Gdanski.

- Não é só na saúde e na insegurança pública, é... em tudo, as escolas... - diz a também professora Jussara do Moscão num fio de voz.

- E o governo meta a gastar em propaganda desse escárnio, nisto abraçado com a Grobo e o honesto empresariado e seus publicitários venais, meta a atolar Neymar cueca, Ronaldão patife e outros merdas no rabo do povão, este povão que para assistir a um jogo desses só assaltando um banco - diz raivoso Lorildo de Guajuviras.

- Bilhões para o bolso dos que constroem, bilhões para o bolso dos que aprovaram a suruba, para meia-dúzia de classe média alta pagar caro para assistir nos estádios que logo estarão às moscas... Ora, para ver pela tevê não interessa se a Copa se realize em Marte ou no Iraque - acrescenta Chupim da Tristeza.

Clóvis Baixo entra no bar, desanuviando o ambiente, e Wilson Schu exclama: - Há quanto tempo, nobre amigo, por onde andava?

Clóvis responde, dando mostras de sua perspicácia, como que adivinhando o teor das conversas até ali:

- Sempre estive pelas redondezas, talvez o desencontro se dê porque não entro em igreja e o amigo não pise em bordel.

Foi falar em bordel e a turma lembrou do pastor Galinha Louca, que os empinantes chamam de o Homem de Java, o elo perdido, isto é, de quando o macaco se pôs em pé. Saiu a primeira obra do dia: Aroeira, do Rio de Janeiro. 

Feriu-se longa discussão, quando Carlinhos Adeva disse que o Homem de Java não sabe o que faz, por isso não seria desalmado. Opuseram-se muitas vozes, argumentando o contrário, que este sabe, sim, muito bem o que faz, e o faz para ganhar dinheiro às custas dos verdadeiros Javas das vilas de miséria. Enfim, todos compreenderam o alcance pretendido pelo artista: Galinha Louca Desalmado de Java.



Num upa saltou a obra do Marco Aurélio (RS).



Silvana Maresia, que não perde passeata, defende a obra do Fausto (SP): 

- Ontem fedeu em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Enfim, a moçada está acordando, estão passando por cima dos pelegos da UNE, aquele antro de comprados do governo. Daqui a pouco o povão entenderá e também estará na rua, primeiro pela passagem, depois por segurança, depois... aí quero ver... Em Porto Alegre, como sabemos, a pau e tambores voltaram atrás no preço da passagem, que ainda é muito caro, e se movimentam para subir novamente. Vão ver o que é bom...



O filósofo Aristarco de Serraria, visivelmente contrariado, deu uma escorregada para o mensalão, defendendo a obra do "direitista" Sponholz (PR) artista que é centro de furiosos debates em tempos de guerra, digo, de eleições. Guerra sempre vencida pela esquerda, obviamente:

- Pois não é que a Dilma conseguiu livrar o José Dirceu da cadeia. Levou um século procurando, até encontrar: botou no Supremo um todo lustroso sem mundo, aliás, com muito do mundinho de brinquedo deles, com resposta para tudo, bem ao gosto desses pedantes do Congresso e do próprio governo de pedantes. Por essas e outras é que por vezes me dá vontade de tomar dyabla verde com cicuta.

Luciano Peregrino, até então quieto, se manifesta:

- Que nada, amado filósofo, não nos entreguemos. Uns dizem que o sujeito é grego, outros que é troiano. Seja o que for, no pasarán!



Leilinha Ferro apresentou a sua obra e se mandou sem palavras, tarefas da faculdade. Sinfrônio, do Ceará.



A coluna A Charge do Dias leva esse título pelo seu idealizador, o mestre Adolfo Dias Savchenko, que um belo dia se mandou para a Argentina, onde vive muito bem. Sucedeu-o na coordenação a jovem Leila Ferro, filha do Terguino, quando os boêmios amarelaram na hora de assumir o encargo. Antes eram dois butecos, o Beco do Oitavo e o Botequim do Terguino, que.., bem..., se fundiram  no ano passado (veja AQUI), face a dívidas com o sistema agiotário. O novo bar manteve o nome de um dos butecos: por sorteio ficou Botequim do Terguino, agora propriedade dos ex-endividados António Portuga e Terguino Ferro.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario