martes, 17 de mayo de 2011

Ajedrez! Fuego en el tablero!

.

Depois do vendaval, a bonança. Reflexão.
E o Torneio de Candidatos ao título mundial de xadrez será decidido pelo bielorusso (cidadão de Israel) Boris Gelfand (Minsk, 24/6/1968), na foto ao lado, e pelo russo Alexander Igorevich Grischuk (Moscou, 31/10/1983).
Ambos chegaram a final através do Armagedom (algo como bater penaltis, rápido, de costas), diante dos ex-campeões Gata Kamsky e Vladimir Kramnik.

Começam a decidir quinta-feira, 18, numa melhor de seis, uma partida por dia, início às 8 h do Brasil, Aqui.


Alexander Grischuk (aqui ao ladinho) segue sendo a aposta do blog. Aposta firme.

O judeu Gelfand é um homem doce, mas não se enganem. Bateu a nada menos que Gata Kamsky agora, ninguém acreditava, e sempre está no topo dos maiores torneios, mesmo que não vença. Israel está em pé aplaudindo o homem de Belarus que achou a sua pátria inventada.
O mocinho russo, o Grischuk,  é doido de atar, quando fica atucanado e quer se divertir vai a Las Vegas buscar dinheiro jogando poquer, tomar dos caras que os filmes dos rambos chamam de bambas, ou... mafiosos. Sai vivo de lá pelo respeito, pois, como todos sabem, Las Vegas é um açougue.

Que vença o melhor.

Por nós, aqui do covil, o desafiante do atual campeão seria o menino dinamarquês Magnus Carlsen, que estava classificado e desistiu na última hora, por carta. Seu pai o aconselhou e ele escreveu: não entro em baile de cobras.

Fica para outra vez. Se ele entrasse, perdia no regulamento.
Só que os redatores do regulamento se deram mal: Topalov, que eles queriam na final, perdeu para Gata na classificatória. O pai do guri sabia o que fazia.




O fantástico  campeão mundial   Viswanathan Anand (Chennai, antiga Madras, Índia, 11/12/1969) o aguarda, mui calmo, Gelfand ou Grischuk, em 2012.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario