domingo, 25 de marzo de 2012

Domingo de xadrez entre amigos

.
Um belo domingo em Porto Alegre, que tornou-se ainda mais lindo pela visita do nosso velho indiano Sultan Khan (já contamos parte de sua história AQUI). Como o terraço da palafita está um tantinho fora de ordem, para não dizer que está virado de ponta cabeça, até parece que alguém ontem tomou um bruto fogo e saiu deixando tudo num estado lastimável (não é, seu João  da Noite?), nos instalamos no quiosque do jardim, enquanto o pessoal dá uma arrumada. A havaiana que cuida da organização dessa parte da moradia faltou ao trabalho (me parece ter lido em algum lugar uma alusão a uma havaiana na janela, seu João, espero que não seja o que estou pensando).

Ainda na fase de chimarrão e sucos gelados, Sultan e a sua Claudita nos contam as novidades do Uruguay. Já sabemos que o Peñarol vai de mal a pior na Libertadores, mas Sultan nos traz detalhes que não saem em jornal, pobre carbonero, isso dói. Como não poderia deixar de ser, acompanhamos em telão conectado ao computador uma partida do Individual europeu, que acontece na cidade de Plovdiv, na Bulgária. Escolhemos a partida do georgiano Baadur Jobava contra o ucraniano Yuriy Kuzubov. Todos somos fãs do maluco do Baadur. A peleia é braba, Kuzubov tem 22 anos e rating de 2.615, para 29 anos e rating de 2.706 de Baadur. Sim, Baadur de há muito ultrapassou a terrível marca dos 2.700, mas rating nem sempre quer dizer pescoço.

O ar se enche com a voz do Noel Guarany, vai potro sem dono.

A partida Jobava vs Kuzubov neste momento, 11:35 h, está no 29º lance (veja tabuleiro ao lado). Até aqui, a luta se fere com perfeito equilíbrio. Devem ter dado uns calmantes ao Jobava, até agora não fez nenhuma loucura. Sultan diz que o empate "es irremediable". Miquirina concorda. Passam a espiar as demais partidas (todas Aqui). Ivan Sokolov, de negras, cometeu um grave erro no lance 26 de sua partida com Arkadij Naiditsch, poderia ter abandonado ali, mas insistiu até o 33, quando viu-se diante de um duplo. Uma surra. Já o italianinho Fabiano Caruana (19 anos, rating 2.767) parece melhor no 16º tabuleiro, conduzindo as brancas diante de Rauf Mamedov (Azerbaijão, 23 anos, rating 2.624), é o que diz Sultan, nós não enxergamos assim tão longe.

Resolvemos tomar uns aperitivos mais fortes. Antes tentaremos dividir a música que roda no toca-discos, se a encontrarmos no iutiúbe.

Aqui toca com o Elton Saldanha, mas na rede encontramos com Juliano Moreno.



Com esta, tomo um longo trago, estalando a língua.

Vamos ver as obras do dia, acabam de chegar. E de fato: Baadur e Kuzubov firmam tablas no lance 49.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario