sábado, 3 de marzo de 2012

Una aventura más

.
É certo que a Argentina não é abolerada como a maioria dos países do hemisfério, ali temos o império do tango. Mas ainda assim é de se estranhar, na rede mundial, o sepulcral silêncio a respeito do autor de um dos boleros mais famosos e tocados no mundo, Una aventura más, do argentino Óscar Kinleiner.

Até no Brasil, o estranho do continente, o bolero foi gravado por muitos artistas. De cabeça nos surgem a Orquestra Tabajara, Roberto Yanés, Santo Morales, Luiz Airão, Nelson Ned e os Velhinhos Transviados. Pelas noites do Brasil já ouvimos até em ritmo de samba, e ficou lindo. Dalva de Oliveira gravou outra música sua, Volta ao Estoril.

Pela rede descobrimos somente que Óscar Kinleiner é um guitarrista e compositor argentino que começou a carreira com seu trio, tendo sua esposa Elbita como cantante. Inicou em 1946, na Rádio Litoral (Buenos Aires, Santa Fe ou Posadas?). Rodou mundo. Consta que em 2004 vivia em Buenos Aires.

O bolero deve ter sido composto entre 1946 e 1950. O grande cantor Hugo Romani o gravou em Buenos Aires em 01/08/1951. Em 1952 já tinha chegado nas vozes do lendário Trio Los Panchos.

E nada mais descobrimos. Quem souber de detalhes sobre vida e obra, por favor nos envie. (Em 27/11/2012 o estudioso Itan Mattos, de Niterói - RJ - em comentário à postagem, nos informa que Oscar nasceu em 07/02/1917, em Rosario, Provincia de Santa Fe, Argentina - Fonte: e-mail de “Club de Tango” – (Oscar B. Himschoot).

Una aventura más tem um quê inexplicável, que vem fascinando gerações pelo mundo todo. Mesmo com a letra de bolero cantinero, tem uma sugestão que parece de... alegria.

Aqui vai com o grande cantor salvadorenho Pablo Ríos (Juan Pablo Torres), el cantante del pueblo (Guadalupe, San Vicente, 26/6/1933 - San Salvador 9/1/2006).
.




2 comentarios:


  1. OSCAR KINLEINER – nasceu em 07/02/1917, em Rosario, Provincia de Santa Fe, Argentina
    Fonte: e-mail de “Club de Tango” – (Oscar B. Himschoot) Argentina.
    P.S. Sou um estudioso do Bolero desde 1998 e possuo cerca de 50 livros sôbre o assunto.
    Itan Mattos - Niterói-RJ
    e-mail: itanmattos@terra.com.br

    ResponderBorrar
  2. Valeu, Itan, muito gratos. Vamos subir as informações.
    Abraço.
    Salito

    ResponderBorrar