sábado, 4 de febrero de 2012

Carnaval da Sofia Veloso na Charge do Dias


No Beco do Oitavo a animação é grande, os malucos desde cedo às voltas com as fantasias improvisadas para a 6ª edição do Carnaval de rua na Sofia Veloso, na Cidade Baixa.

Lúcio Peregrino e Gustavo Moscão vão fantasiados de odalisca, os peludões. Marquito Açafrão e Wilson Schu de marinheiro: só quepe, camisa regata listrada e calção. A maioria vai de Ébrio, a la Vicente Celestino, por alguma misteriosa razão. Muitos farão surpresa. Nicolau Gaiola disse que vai de pavão, mas não se sabe se vai aparecer com uma peninha no chapéu ou com um mundão de penas coloridas, com este calor...

O Bloco Maria do Bairro vai comandar a festa, com muitas atrações. Artistas e intelectuais da terra, os que são "dos nossos", estarão todos lá (dizem que até o Nei Lisboa, eterno príncipe, não perderá essa por nada), brincando e tomando seu chopinho. O Juremir (compre meus livros, compre, compre, compre, uau, uau, uau) vai fantasiado de chiclé.

Em peso as crianças do bairro, que levarão os pais pela mão. O enredo deste ano é "Linguiça de Gente Alegre".  O bloco propõe a antropofágica questão: "Tupy or not tupy". A iniciativa é independente, já que a Prefa é boa mesmo para expulsar a Banda da Saldanha para o Rio de Janeiro, então será sem essa de cordão de isolamento.

É hoje, pessoal, todo mundo lá, a partir das 17 h na Rua Sofia Veloso, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, sem hora para terminar!

Muitos dos boêmios irão de político corrupto (sei do cacófato, que tem a ver com os referidos, mas notem a redundância), e não vai faltar um espertinho para chegar fantasiado de juiz. E o Beco do Oitavo escolheu a charge do Bessinha.



No Botequim do Terguino não é diferente. Mr. Hyde, o médico da turma, promete vestir-se de... múmia. Olhe lá o que vai fazer, Mr. Hyde, não vá acabar assustando as crianças, o que já ocorre sem fantasia. O nego Janjão vai de urubu malandro.

O Contralouco promete arrebentar fantasiado de Dilma, e mais não disse. Clóvis Baixo vai de Carlitos. João da Noite, hoje prestigiando o Botequim, advertiu: se alguém me aparecer com máscara do Lula, apanha. João vai de... boêmio, naturalmente. O Jucão, separado recente da Silvana Maresia, vai de Waldick Soriano, carregando uma placa com os dizeres Eu não sou cachorro não, falou que "para dar uma letra pra ela". Isso, Jucão, mexe com quem está quieta... Walter Schiru sairá de barrica de vinho, levando seu cãozinho maltês caracterizado de Pedro Bial. Não me ofende o cachorrinho, Walter!

Aqui também muitos optaram por sair de político (agora evitamos a redundância, não complementamos com ladrão, ou corrupto), aquele negócio de charutão na boca, às costas um saco com cifrão, pança estourando os botões da camisa, gravata de gigolô italiano, por aí, igual aos empresários seus amigos. A Jezebel vai de Justiça.

Ficaram com a charge do Pelicano, do Bom Dia (São Paulo, SP).



A senhorita Leila Ferro, a moçoila que coordena a coluna, sem ela os pinguços deixariam a peteca cair, fechou-se em copas. Apenas comunicou aos boêmios que havia encaminhado o convite, na verdade uma intimação subscrita pela pinguçada, para que Adolfo Dias Savchenko, o idealizador da Charge do Dias, atualmente residindo em Córdoba (AR) com a sua loira de parar o trânsito, compareça aos festejos na Sofia Veloso. Algo nos diz que ele virá, um gigante alemão fantasiado de... Maradona. Também é esperada a Mareu, nossa consultora de lunfardo, direto da praia uruguaia de Quintino de los Infiernos, caracterizada de Carlos Gardel, essa queremos ver. Com ela o Infernando, de Maluco Beleza.

O pessoal não desistiu facilmente com a Leiloca, queriam porque queriam saber qual será a fantasia da jovem rainha, imploraram. "Ah, dá só uma pistinha", disse um. "Vai de sereia, Leiloquinha?", provocou Tigran Gdanski. Nada, só resta esperar para ver.

E a Leiloca ficou com a obra do Duke, de O Tempo (Belo Horizonte, MG).




No hay comentarios.:

Publicar un comentario