sábado, 25 de febrero de 2012

A Charge do Dias

.
Neste sábado os artistas - luminares do traço e do pensamento - vieram arrasando, todos juntos. Muitos estavam na praia, curtindo férias, bebendo loiras geladas, os espertinhos. Um passarinho nos disse que, nas curtas férias, as mulheres dos chargistas escondem lápis e tudo que possa permitir um traço, nem batom escapa. Ainda assim, volta e meia os malucos são surpreendidos pela família desenhando com o dedão do pé na areia, pensamento longe. "O que é isso, Oreco, tu não prometeu...?". Nada, querida, nada, só fiz uma Lua..., responde, já apagando com o pé.

Esse grupo numeroso de artistas, mais a presença do sábio Adolfo Dias Savchenko, o eterno chefe da seção A Charge do Dias, amoleceu o coração da coordenadora Leila Ferro. Claro, pela presença de Adolfo, a reunião dos pinguços foi conjunta, hoje todos no Beco do Oitavo, churrasco na rua, em andamento, e tal.

Quem pode, pode: Adolfo escolheu três obras, por insistência dos boêmios.

Iniciou com o futebol dos pampas, prova incontestável de que lá da Argentina mestre Adolfo acompanha tudo o que se passa no Rio Grande do Sul. A escolha gerou ríspidas discussões entre os boêmios, que quase saíram no pau. "Esse cara é boleiro", disse um. "O terror das manicures, o vagabo", gritou outro. "Aí tem coisa, rachid com políticos!", berrou, espantando a todos, o moderado Terguino Ferro. Adolfo apenas sorria, com o Amorim. A maioria dos gremistas não gosta do elemento. "É um bosta afrescalhado, mesmo", disse o colorado Janjão. Menos, gente, menos. Como diz o Claudião, é tudo calúnia.




A seguir, um giro de 180º, com o Cláudio, do Agora S. Paulo (São Paulo, SP). Quase acabou com o apetite dos boêmios, que pediram bebidas reforçadas diante do lixão a céu aberto.



Por fim, veio com o Newton Silva, do Jangadeiro Online (Fortaleza, CE). Lúcio Peregrino, retardatário que chegava, pegou o bonde andando e exclamou enojado: "Me dá uma purinha, Leiloca, rápido". Depois contou que quem escreveu a Carta aos Brasileiros, a maldita carta de Recife, foi o Delfim Netto, tendo como menino de recados o Antonio Gato Gordo Gatotti.  




Miss Leila Ferro, que sempre é a última a escolher, atravessou a vez, tentando desanuviar os espíritos dos rapazes. Com o Cazo, do Comércio do Jahu (Jaú, SP).



A turma do Botequim ficou com o Alecrim.



Os pinguços do Beco, após empolgado discurso de boas vindas a Adolfo, proferido por Mr. Hyde e com múltiplos apartes de amor, fechou com o Brum, do Jornal de Hoje (Natal, RN).



No hay comentarios.:

Publicar un comentario