miércoles, 1 de febrero de 2012

Pedro Caetano

.
O Brasil todinho sabe quem é Pedro Walde Caetano (1/2/1911, Bananal, SP -  27/7/1992, Rio de Janeiro, RJ). Pode acontecer que parte da moçada não saiba quem é, como em centenas de casos, vez que as nossas redes de comunicações (concessão estatal, nunca enjoamos de lembrar) preferem destacar os grandes vultos do invasor a quem se venderam.

Então, para o caso de alguém não o reconhecer, mesmo com os festejos do seu centenário no ano passado, diremos algumas palavras.

Aos nove anos se fez carioca. Dentre inúmeras grandes composições (este blog é fascinado por muitas), aqui viremos com duas.  A primeira, a maravilhosa valsa A Dama de Vermelho, composta em parceria com Alcyr Pires Vermelho, em 1943, que já tocamos neste blog, com a cantante santista Nadja Soares.



A segunda, de 1946, chama-se Onde é que estão os tamborins?

Desta, sucesso no carnaval de 1947, O Dicionário Cravo Albin nos conta que "... reclama da apatia e da ausência dos sambas de Cartola, ausente dos carnavais daquela escola na época com versos que dizem: "Mangueira/onde é que estão os tamborins, ó nêga?/Viver somente do cartaz não chega/põe as pastoras na Avenida/Mangueira querida!". Segundo o autor, o samba nasceu quando voltava do teatro com a mulher, em época próxima do carnaval e estranhou o silêncio na Mangueira: "Como estávamos perto do carnaval,  estranhei o silêncio e comentei: - Você não acha que já seria hora de a Mangueira estar fervilhando nos ensaios? Dizendo isto fui fazendo a minha crítica mentalmente e esta foi saindo em ritmo de samba de carnaval. O negócio foi tão espontâneo que quando meti a chave na porta, já estava cantando".

Com a grande paulistana Célia. 



No hay comentarios.:

Publicar un comentario