lunes, 20 de febrero de 2012

Domingo de Carnaval n'A Charge do Dias

.
Os chargistas brasileiros hoje, que já é ontem, entraram firme no Carnaval. Só a companheira Dilminha terá muito o que guardar de recordação. Quando estiver aposentada da presidência da república, o que deverá ocorrer lá pelo final de 2019, vai se divertir muito folheando as obras dos artistas do traço e do pensamento. Falamos em 2019 porque torcemos para que neste primeiro mandato ela consiga se desvencilhar da herança maldita, mantendo, ainda assim, uma composição de apoio razoável. Missão impossível, mas, quem sabe... Os que vivermos, veremos.

Aqui quem vos fala é João da Noite, instalado no subsolo da palafita, com um uisquinho de 12 anos pela metade. A última notícia que temos de Salito é que estava de churrasco e tomando todas no verano de los hermanos, em Córdoba (AR), para onde se mandou, com Dolores e alguns habitantes da palafita, em visita a Adolfo Dias Savchenko, o inesquecível sábio criador desta seção. Salito firmou com Mr. F. Febraban pacto de não agressão no carnaval, mas, pelo sim, pelo não, os 12 companheiros guarda-espaldas que o acompanharam são, digamos, homens experientes. Pela mesma razão falei Córdoba, mas estão mesmo é em San Luís, ou Rosario, ou Buenos Aires... eu, hein?

Mas se os artistas vieram a mil, o que dizer dos boêmios, mamma mia... A coordenadora da coluna, miss Leila Ferro, ficou até às 18 h catando o que sobrou dos foliões pelas vielas da Cidade Baixa. Conseguiu o quorum mínimo a muito custo. Facilidade só teve com Lúcio Peregrino: Leiloca chegou às 14 h (horário de abertura especial de carnaval) para abrir o Botequim do Terguino e o encontrou em mesa na frente do bar. Com o bar fechado, o maluco comprou uma mesa e quatro cadeiras sabe-se onde, e se instalou com três morenas, bem belo, com um bruto isopor cheio de cervejas trazido da Rua da Olaria. O Contralouco lhe deixou um aparelho de som com uma pilha de CDs do Zeca Pagodinho e foi dormir. Ele lá, fantasiado de mandioca (os amigos já sabem que a fantasia é só a mandioca atada pela cintura, né), dançando com as morenas na calçada, de copo na mão, quando Leila chegou.

Já Gustavo Moscão foi para casa às seis da manhã em estado lastimável, e esqueceu a mulher dormindo no banheiro do Bar do Marinho, e o Marinho fechou... Ao meio-dia o Moscão acordou e teve um chilique, me ligou apavorado: "Me ajude, perdi a Jussara!".

Bem, com o quorum mínimo de 18 pinguços, em assembleia conjunta, eles iniciaram os debates. Claro, até "abrirem os trabalhos", e prosseguirem abrindo até firmarem a mão, lá se iam 21 horas, já com quorum de 25. Aí reclamaram da alta complexidade, um número excessivo de obras para examinarem, uma melhor que a outra, pois, como já dissemos, hoje os artistas vieram a milhão, de todos os quadrantes do Brasil.

Leiloca os atazanando, o que só piorava a situação, pois queria ir para o baile, estava pronta, lindíssima. Hummm..., algum encontro, Leiloquinha? Nicolau Gaiola observou que ela iria fantasiada de piranha, pra quê! Aí ele explicou que era por causa daquela coisinha prendendo os cabelos. Faltando dois minutos para a meia-noite, ela conseguiu enviar o resultado. Taí o motivo por que A Charge do Dias de domingo é postada nesta madrugada de segunda-feira.

Pelo Beco do Oitavo, veio esta preciosidade do Duke, no Super Notícia (Belo Horizonte, MG). Esses mineiros...






Os desgarrados do Botequim do Terguino fecharam com o Dum, do Hoje em Dia (Belo Horizonte, MG). Esses mineiros...




Leiloca Ferro às 17 h já estava com a escolha feita. Politizada, a guria, ainda por cima. Ler jornal faz um bem danado, e um mal ainda maior, mas é preciso, daí que Salito a advertiu direitinho, para não permitir que a raiva entre na alma. Ela abraçou ao mestre Aroeira, de O Dia (Rio de Janeiro, RJ).




Com o chefe em viagem, Juanito de la Noche toma mais uma tripla deste uisquinho (céus, como está bom, estou levinho, levinho), e quebra as regras, afinal é carnaval, ora bolas.  E vai a escolha deste intrometido e pouco modesto escriba: Marco Aurélio, de Zero Hora (Porto Alegre, RS). Esses gaúchos...




E assim passam os carnavais.
João.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario