miércoles, 8 de febrero de 2012

Ruy Quaresma

.

Pois é, o maestro Ruy Quaresma, o cara de camisa listrada na foto, cercado pela fina-flor da Portela, hoje fecha sessentinha (8/2/1952, Rio de Janeiro, RJ).

Pinçamos alguma coisa do Dicionário Cravo Albin a respeito do notável músico:

Violonista, compositor, arranjador, regente e produtor musical. Multiinstrumentista.

Como produtor, arranjador e violonista, participou de inúmeras gravações de artistas como Johnny Alf, Lúcio Alves, Alaíde Costa, Zezé Gonzaga, Moreira da Silva, Paulo Moura, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Roberto Ribeiro, Luís Carlos da Vila, Alcione, Neguinho da Beija-Flor, Escolas de Samba, Joanna, Maria Creuza, Agepê, Alceu Valença, Bebel Gilberto, Emílio Santiago, Maria Bethânia, Gal Costa, entre outros.

Como compositor teve suas obras interpretadas e gravadas por artistas como Ciro Monteiro, MPB 4, Silvio Cezar, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Maria Creuza e Joanna.

Participou de gravações, festivais e shows na Espanha, França, Dinamarca, Alemanha, EUA, Japão, Guiana Francesa, Angola e Moçambique.

Como compositor e orquestrador de música de câmara teve suas obras executadas e gravadas, no Brasil e no Exterior, por intérpretes como Paulo Moura, Odette Ernest Dias, Arturo Isquierdo Sanchez, Yannick Le Goff, Quinteto de Sopros da Universidade de Brasília, Quinteto Villa-Lobos, Sexteto do Rio e quarteto de flautas Quarto Crescente.

Se o bar Lapinha, no bairro da Lapa, centro boêmio do Rio de Janeiro, não estivesse fechado para reforma, a festa seria lá.

Vai um samba que compôs em parceria com o grande Nei Lopes:



No hay comentarios.:

Publicar un comentario