jueves, 14 de marzo de 2013

Candidatos: desde Londres, tensão no mundo

.
Finalmente o torneio volta a se chamar Candidatos. 

Oito dos melhores cérebros do planeta, a 2º C de temperatura, nos derradeiros suspiros do inverno boreal, se enfrentarão a partir de amanhã, dia 15, às  11 h do Brasil, no deslumbrante Savoy da capital inglesa, pela bolsa de meio milhão de euros e o direito de desafiar ao campeão do mundo, o indiano Viswanathan Anand

Na primavera, a boreal, fim de março e início de abril (já pleno outono aqui no sul do mundo), teremos o grandioso desafiante. 

O mundo vai parar de amanhã em diante. Assista ao vivo AQUI.

Magnus Carlsen, o rapaz que até ontem era um menininho, o Mozart do Ajedrez, Chess, Xadrez, encanta a humanidade com a possibilidade de se tornar o desafiante, e o campeão do mundo mais jovem, se passar por Anand depois. Hoje Magnus é o primeiro do ranking mundial, com o estratosférico rating de 2.872, jamais alcançado por humanos.

Magnus que conhece bem a Vishy Anand, pois ajudou-o em treinamentos a bater Topalov e Boris Gelfand na defesa do título. Gelfand que busca novamente o direito de enfrentar ao campeão. 

No tabuleiro do blog, a partida onde Gelfand foi derrotado por Anand no embate pelo título mundial, em maio de 2012, num desastre em 17 lances, na oitava ronda, com a cilada para a dama negra, que resultaria na perda de uma peça leve, um cavalo, pelo menos. Nesse nível, só restou a Boris abandonar. Verdade que o campeão já não parecia o mesmo, pois ao final das 12 partidas acabaram empatados, com Anand vencendo o confronto somente no desempate em partidas rápidas.

Vishy já colocou três vezes o título em jogo, e o manteve. 

Muito perigoso o russo Vladimir Kramnik, tido por muitos como Mr. Tablas, porém um adversário terrível..., sai da frente. 

E o gênio da Armênia, Levon Aronian, então, de cinema. 

Alexander Grischuk largou de jogar pôquer, se preparou em segredo. Bem, em secreto foi a preparação de todos. Teimour Radjabov é temível, quase tão frio quanto o Mr. Empate, Kramnik, porém mais ousado, para o bem ou para o mal.

Petro Svidler é de gelo, mas também genial.

Qualquer deles pode vencer, gigantes que são.  

O emparceiramento do dia de abertura saiu assim:

Aronian – Carlsen 
Gelfand – Radjabov
Ivanchuk – Grischuk
Svidler – Kramnik.


Em se tratando da primeira ronda, apostamos em 4 empates, ninguém deseja começar mal, lá virão com 1.d4, mais fechados que nunca. 

Sem perder de vista o moço, este blog torcerá pelo ucraniano Vassily Ivanchuk,  ele é de atar, e talvez seja a sua última chance de ganhar o mundo. Doido e amoroso, gente (salve Caxias do Sul, salve a Festa da Uva, que um dia o trouxe abraçar crianças).

"Doido"? Doido é quem diz. Ivanchuk é um cara maravilhoso de sentimentos, sentimentos que andam em falta no mundo.

Abaixo, algumas fotos da cerimônia de abertura, hoje.

A parte boa, para a qual os artistas principais somente olharão, enquanto os auxiliares de palco bebem:




O único prazer a que se permitem:




Mr. Kramnik levando um lero com Mr. Aronian:




E Mr. Carlsen, não sabemos se cercado de milicos ou de funcionários do hotel mil estrelas:




A Mr. Ivanchuk não quiseram fotografar. Deixa estar.

Até amanhã.


No hay comentarios.:

Publicar un comentario