jueves, 18 de octubre de 2012

Delicado

.
(Com esta postagem o blog bate em 1.500 publicadas. É muito papel. Vá lá, sempre na corrida, mas ainda assim se enxugar bem deverão restar umas 50 que preste. Bom demais!)

Volta e meia recebemos reclamações por não tocarmos sucessos norte-americanos aqui no blog, o que nos deixa muito felizes, sinal de que alguém nos acompanha.

Então hoje vamos comemorar os 60 anos de um grande sucesso, que no sagrado ano de 1952 chegou ao primeiro lugar nas paradas do Tio Sam, tornando-se um recordista de vendagens em 78 rpm e entrando para o hit parade da revista americana Cash box como um dos mais vendidos em todos os tempos. Em 1952 foi a sexta música mais tocada no Brasil, ao tempo em que tomava o mundo. Com a famosa orquestra do canadense, naturalizado estadunidense, Percy Faith, chegou ao primeiro lugar da Bilboard.

Entre outros, foi gravada com sucesso por Stan Kenton, Dinah Shore e pelo legendário Dr. John, este como blues no mais puro estilo de Nova Orleans (infelizmente não encontramos na rede). Outra versão foi registrada pela banda britânica de Stanley Black, como também por Oscar Alemán e sua guitarra. Depois disso, perdeu-se a conta de quantos gravaram pelo mundo.

É o baião "Delicado", do nosso Waldir Azevedo, que em 1950 o havia gravado com seu regional. No vídeo com a orquestra de Percy Faith.






Como todos sabem, este blog tem uma "pequena" queda por boleros, então o melhor deixamos para o fim: o colombiano Tito Cortés (2.500 músicas gravadas!) tem um registro antológico. Sim, como bolero.



No hay comentarios.:

Publicar un comentario