lunes, 30 de enero de 2012

Herivelto Martins

.
Hoje comemoramos o centenário de Herivelto de Oliveira Martins (Engenheiro Paulo de Frontin, RJ, 30/1/1912 - Rio de Janeiro, RJ, 17/9/1992).

Para hoje é de se esperar grandes festejos, nos rádios, televisões e praças do Brasil. Obviamente que também pelos botequins, pois nestes a turma da boemia o recorda todos os dias.

A sua trajetória é muito conhecida, bem como sua rumorosa separação de Dalva de Oliveira. Da sua extensa obra, o Dicionário Cravo Albin lembra uma historinha curiosa. Em 1942, ..."obteve outro retumbante sucesso com o samba-canção "Ave-Maria no morro"; gravado pelo Trio de Ouro na Odeon. Nesse samba-canção, queria que Benedito Lacerda fosse seu parceiro, mas o amigo aconselhou que não o gravassem, pois era "música de igreja" e não ia "dar dinheiro". O samba-canção, que se tornou um de seus maiores sucessos como compositor, é também um dos maiores da MPB. Já foi gravado em várias versões no exterior, incluindo uma em esperanto. A repercussão de 'Ave Maria no morro' fez com que o Cardeal Leme considerasse a canção uma heresia, pedindo sua proibição. O compositor, contudo, conseguiu, por intermédio de amigos no serviço da censura, vetar tal pedido. Curiosamente, "Ave Maria no morro", a partir dos anos 1960, entrou para o repertório dos trabalhos litúrgicos de igrejas no Brasil e na Europa".

Aqui e agora lembramos Segredo (parceria com Marino Pinto), nas vozes da Dalva e do espetacular filho de ambos, Peri Ribeiro.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario