jueves, 5 de enero de 2012

Vadeco, cem anos

.
Duvidamos que os patrióticos cadernos de cultura do Brasil lembrem de Vadeco. Veremos amanhã, ao folhear rápido as páginas do grobo e da falha de s. paulo.

Os caras contratados para dirigir as tais páginas parece que funcionam à base de jabaculê, isso é o Brasil. Mas podemos nos enganar, vamos folhear.

Hoje Oswaldo de Moraes Eboli (Rio de Janeiro, RJ, 05-01-1912  - 23/12/2002), o VADECO, completaria cem anos. 

Idealizador do Bando da Lua, em 1929. O bando anos depois incendiou os Estados Unidos, na época em que,  como hoje, os nossos políticos da "elite" (nisso o Lulalelé tá fora, excetuando o fechar de olhos) amavam mamar o..., ahn, dedo do Tio Sam Patinhas.

Ricardo Cravo Albin, sempre ele, noticia quem foi esse cara, AQUI.

Pelo iutiúbe pouco se tem. Até tem, mas as condições fonográficas... Tivesse o Bando da Lua metade das condições de hoje...

"Em 1932, atuou pela primeira vez no exterior, contratado pela Rádio Belgrano, de Buenos Aires. De 1933 a 1938, o Bando da Lua voltou a atuar várias vezes em rádios, boates e teatros, no Uruguai, no Chile e na Argentina, sendo que, neste último país, apresentou-se em várias cidades. No Chile, em 1937, contando com a intermediação de nosso Embaixador no país andino, Mauricio Nabuco, o Bando da Lua foi recebido no Palácio de La Moneda pelo Presidente da República, Arturo Alessandro, em recepção que contou com a presença do Corpo Diplomático em Santiago. O Bando da Lua se exibiu com um show típico de Música Popular Brasileira. Em 1939, por delegação do Departamento de Imprensa e Propaganda, representou nosso país na Feira Internacional de Nova York, exibindo-se todas as noites no Pavilhão do Brasil, como atração. Ainda com o Bando da Lua, o pioneiro de nossos conjuntos vocais - instrumentais...".

Como homenagem vai o Bando tocando, em 1938, em cima de um filme francês de 1926. Essa marchinha, de autoria de José Maria de Abreu e Francisco Matoso, acho que vocês conhecem...










No hay comentarios.:

Publicar un comentario