martes, 4 de septiembre de 2012

Do que o povo gosta, na Charge do Dias

.
"Tiro no pé é isso: em João Pessoa esqueceram de botar o nome de uma candidata na cédula de pesquisa, ganha uma cerveja quem adivinhar qual foi o instituto", disse Lúcio Peregrino, nótibuc à frente.

Todos responderam ao mesmo tempo: "O ibope!".

"Acertaram, eta faminha ruim. Podem dividir a cerveja. Pois é, esqueceram a candidata do PSB, a Estelizabel. Uma juíza mandou suspender a maracutaia".

Gustavo Moscão: "Estela Izabel?"

"Não, Estelizabel, tudo junto. Tava em 4º lugar na pesquisa de agosto, talvez sem o nome na metade das cédulas apresentadas aos otários, vá se saber, agora inês é morta".

Clóvis Baixo: "Estelionataram a Estelizabel...".

Gustavo Moscão: "Tomara que o povo se vingue nas urnas, elegendo a guria".

Mr. Hyde solta a sua risada de monstro: "Povo, que povo? Essa gentalha não conta".

Contralouco: "O povo gosta é de tomar no cu".

Marquito Açafrão: "Só por isso já gostei da moça, e é socialista".

Tigran Gdansk: "Isso não quer dizer nada, aqui em Porto Alegre a Namorida comunista tá abraçada com a direita, e queria a extrema-direita, o casamento só não saiu porque o Fortunati ofereceu mais".

Jezebel do Cpers:  "Já vão começar a falar mal de todo mundo...".

Aristarco de Serraria, jornal aberto na política: "Foda mesmo é o candidato do PSOL no Rio de Janeiro, o Marcelo Freixo, aquele que as milícias queriam e querem matar por defender o povo simples. Disse que não aceita apoio da direita de jeito nenhum, prefere perder a eleição. A direita inclui altas figuras, como o Maia do DEM-ditadura e o Antonio Garotinho do PR...".

Gustavo Moscão: "O que é o R de PR?".

Lúcio Peregrino: "Parece que é Religião".

Contralouco: "Não seria de Robalo, aquele peixe?".

Algazarra no Botequim. António Portuga, largando cervejas nas mesas dos empinantes, grita ao Terguino, que está no caixa: "Estão falando em roubaire aqui, ó Terguino, cuida pra não afanarem a conta aí de cima".

Gustavo Moscão: "Por que a Dilma e o Lula não apóiam o Marcelo?".

Clóvis Baixo se joga no chão do bar e se rola rindo. O Contralouco desta vez não achou graça: "Mosca, pare de dizer bobagem, esses apoiam outra coisa por lá".

Clóvis, levantando : "A Dilma e o Lula apoiam o cara que lidera as pesquisas, do PMDB. Fizeram uma cu-ligação de 950 partidos, tem até o pessoal da situação na Síria, mais a Universal e os ratos do metrô. Aí ficou com cinco horas no programa eleitoral, contra dez segundos do Marcelo".

Aristarco: "Não exagera, Baixo. São 'só' 20 partidos. Ta aqui a lista, além do peemedebosta: PT, PTB, PDT, PP, PRB, PSD, PTdoB, PCdoB, PRP, PSB, PTC, PMN, PHS, PRTB, PSDC, PPS, PSC, PTN e PSLE. Eles têm 16 minutos, contra 1 minutinho do Marcelo".

Gustavo Moscão: "Mas isso é um assalto! Tem mensalão?"

Contralouco: "Esse as milícias não querem matar, né?".

Tigran Gdansk: "Não é bem mensalão, creio, mas algo parecido. Eles alegam que negociam só cargos, não tem grana no meio. É o cargalhão, huahuahua".

Contralouco: "E alguém acredita que no fim do túnel não é grana mesmo?". 

Aristarco de Serraria: "São as regras eleitorais do nosso país, meus amigos. Adivinhem quem as fez?".

Carlinhos Adeva: "O Lula tem responsa por ter agravado isso, adotou e piorou as práticas dos múmios. E os estudantes, a UNE?".

"Estudantes, que estudantes!?", ecoa novamente o vozeirão de Mr. Hyde, que completa, já em triste sussurro: "A UNE tá toda pendurada em cabides de emprego nos gabinetes do poder".

Aristarco de Serraria: "A esperança é que a Marina Silva e o Fernando Gabeira lhe dêem apoio. O Chico e o Caetano já estão apoiando, vão fazer até um show para arrecadar uns trocados, o Freixo tá duro, pois também não aceita doações de empreiteiras e empresas de ônibus". Disse isso e levantou-se num ímpeto, erguendo o copo, exclamando: "Os gaúchos com Marcelo Freixo!".

Arrastar de cadeiras e copos no ar: "Os gaúchos com Marcelo Freixo!". Tintim.

Os boêmios tornaram a sentar, com Jezebel feliz por ter uma prima carioca que vai, como toda a família, votar no Freixo, agradecendo com as mãos postas: "Grata, meu Deus, enfim estes doidos abordaram um assunto que preste".

O Contralouco permaneceu em pé, carrancudo, e ergueu novamente o copo: "Ao povo do Brasil, que gosta de tomar no cu!".

Ninguém acompanhou.

Leilinha Ferro presidiu a escolha das obras do dia. Ficaram com o Pelicano, do Bom Dia (São Paulo, SP).




E com o Clayton, de O Povo (Fortaleza, CE). Tigran Gdansk não se aguenta e cutuca: "Em lugares como Belém, São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza os artistas do traço vêem coisas que em Porto Alegre nossos artistas não vêem... ou seremos diferentes e não temos esses probleminhas?".





Em sua obra escolhida a solas, a coordenadora Leilinha Ferro ficou com o Cazo, do Comércio do Jahu (Jaú, São Paulo).



(A coluna A Charge do Dias leva esse título pelo seu idealizador, o mestre Adolfo Dias Savchenko, que um belo dia se mandou para a Argentina, onde vive muito bem. Sucedeu-o na coordenação a jovem Leila Ferro, filha do Terguino, quando os boêmios amarelaram na hora de assumir o encargo. Antes eram dois butecos, o Beco do Oitavo e o Botequim do Terguino, que há poucos dias se..., bem..., se fundiram (veja AQUI), devido a dívidas com o sistema bancário, ou agiotário, como eles dizem. O novo bar manteve o nome de um dos butecos: por sorteio ficou Botequim do Terguino, agora propriedade dos ex-endividados António Portuga e Terguino Ferro.)








No hay comentarios.:

Publicar un comentario