miércoles, 5 de septiembre de 2012

PT: enterro sem música, na Charge do Dias

.
Carlinhos Adeva entra assoviando e se encaminha para as mesas juntas no centro, onde os companheiros conversam e folheiam jornais. Dá um Oi geral, senta-se e afrouxa a gravata. Depois de pedir ao Portuga um liso de fada verde exclama: "Gente, que dia tive hoje. Começou com o telefonema do ministro Joaquim, ele queria tirar umas dúvidas...".

"Ah, não, de novo com invencionices, vou tomar o meu trago lá na calçada", diz o Contralouco levantando.

Mal o Contralouco desaparece na porta ele confidencia aos amigos, com ar de preocupação: "No caminho pra cá vi os fanáticos do JD lá na esquina, bebendo e cheirando".

"Mas nós os proibimos até de passarem aqui pelo Beco do Oitavo, depois que quebramos  a cara deles", disse Lúcio Peregrino, indignado, ameaçando se levantar, no que é contido pelo Carlinhos.

"Eu sei, por isso mesmo que tou falando: talvez eles queiram pegar o Contralouco, andou arrebentando de novo com dois deles, outro dia lá no Menino Deus. Esses caras são doentes, e hoje são muitos".

Aristarco de Serraria: "Em quantos eles estão?".

"Sete".

"Então não esquenta, em sete o Contra bate sozinho. Mas pelo sim, pelo não, daqui a pouco o Moscão estará chegando, ele também adora os psicopatas, se lhe tirarmos esse prazer vai ficar de mal com a gente. Em último caso, vai o Lúcio".

Aristarco disse isso e voltou tranquilamente ao assunto de que antes tratava.

"Como eu tava dizendo, vejam bem, o povo tem no subsconsciente que quem está concorrendo não é gente da Dilma. Pressente mais: que a Dilma não é petê, que os caras que estão concorrendo são os amigos do Lula, dos mensaleiros e dos ministros mãos-de-gato que a Dilma teve que botar na rua...".

Lúcio Peregrino: "O Lula usou a Dilma na esperança de limpar um pouco da sujeira que espalhou. A ninguém mais poderia confiar essa tarefa, no partido só tinha lobo viciado como ele, buscou fora".

Tigran Gdansk: "Funcionou. Muitos não culpam o Lula, acham que é um coitadinho que foi traído. Se fosse outro, que não a Dilma, hoje ele é que seria o principal réu no Supremo".

"Isso também. Muito por causa do Bolsa Família, que ele tirou dos remediados para dar aos famintos. Pois é, seguindo: me dei ao trabalho de dar uma olhada nas candidaturas nas principais capitais do Brasil:  Segundo as pesquisas, o PT perderá a eleição em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Cuiabá, Manaus, João Pessoa, Campo Grande e por aí vai. Em muitas delas, como Porto Alegre, levando uma verdadeira surra, aquele famoso percentual de 30% cativo desintegrou-se no ar. Em Recife entrou água e o robô do Lula empacou, vai perder pro PSB. Em Curitiba concorre a vice numa chapa que está em terceiro...".  

Gustavo Moscão, recém-chegado: "Então vão levar ferro em todas?!".

"Em todas, todas, não. Pra não dizer que não vão ganhar nada, parece que vencem em Goiânia, terra do Carlinhos Cachoeira e do Demóstenes. Pode até haver uma reviravolta no país inteiro, mas não creio".

Mr. Hyde: "E não se diga que o Lula e o José Dirceu são os únicos culpados por um desastre dessa magnitude: eles podem ser os principais, mas são muitos. Os culpados são todos os que hostilizaram aqueles que não se conformaram com o que estavam vendo e saíram ou acabaram expulsos do partido. Isso vem desde o ano de 1998. Eu saí em 2000. Ficaram os infiltrados, os gângsteres e os aproveitadores".

Tigran Gdansk: "E o povinho, inocente útil, que nós, culpados também, aliciamos. Levamos vinte anos para convencer os incautos, levaremos mais vinte para desconvencer, e isso sem devolver o poder aos bandidos maiores, os nazistas e latifundiários, que foram quem nos deram força, pela raiva, para lutar aquela luta inglória. Tarefa para Hércules".

Clóvis Baixo: "Ei, pára, não vale chorar, Tigran".

Carlinhos Adeva: "O Chico de Oliveira foi até 2003. Já Plínio de Arruda Sampaio, Helio Bicudo e Ivan Valente aguentaram até 2005. O Frei Betto nunca foi filiado, ajudou a construir o partido sem isso, mas também se mandou logo que viu onde estava metido. Uns demoraram mais, outros menos. Gente como Sandra Starling, Marina Silva, Heloísa Helena, meu Deus, todos...".
 
Aristarco: "Isso, caros doutores, bravo!".

Clóvis Baixo: "Podemos providenciar o enterro, então?".

Mr. Hyde: "Sem música".

O ator e teatrólogo Nicolau Gaiola chega puxando uma cadeira, todos se calam. Olha para os amigos com desconfiança e diz: "Não estão falando de política, né?". Todos fazem cara de não.

Nicolau pede uma cerveja e comenta: "Viram que o Brasil é o campeão mundial de consumo de crack?".

Lúcio Peregrino: "Pera aí, Nicolau, convenhamos: você detesta falação sobre políticos, mesmo sendo um cara culto, tal é o ódio por também ter sido traído pelo Lula e sua turma, mas tudo é política. Você sabe muito bem que isso é o resultado das políticas públicas adotadas pelos patifes que nós mesmos, o povo, elegemos há 30 anos. Ou não?!".

Nicolau: "Vou lá pra frente ficar com o Contralouco".

Leila Ferro chega e cobra as obras do dia. Ela admitiu a escolha de uma charge extra, além das duas rotineiras, pois o mestre Aroeira fez a alegria do Botequim nesta inesquecível quarta-feira. Vai para a parede, com o título de "O Cagado", também escolhido em votação. Muitos queriam "O deslumbrado inconsequente", mas foram vencidos, e alguém lembrou que esse nome já haviam dado ao Lula em outra oportunidade. Taí, o deslumbrado cagado, se nos permitem os cantineros.




Depois os boêmios ficaram com o Nani.



E com o Boopo, da Tribuna de Amparo (Amparo, SP).



Miss Leilinha Ferro escolheu a obra do Amâncio, de O Jornal de Hoje (Natal, RN).




(A coluna A Charge do Dias leva esse título pelo seu idealizador, o mestre Adolfo Dias Savchenko, que um belo dia se mandou para a Argentina, onde vive muito bem. Sucedeu-o na coordenação a jovem Leila Ferro, filha do Terguino, quando os boêmios amarelaram na hora de assumir o encargo. Antes eram dois butecos, o Beco do Oitavo e o Botequim do Terguino, que há poucos dias se..., bem..., se fundiram (veja AQUI), devido a dívidas com o sistema bancário, ou agiotário, como eles dizem. O novo bar manteve o nome de um dos butecos: por sorteio ficou Botequim do Terguino, agora propriedade dos ex-endividados António Portuga e Terguino Ferro.)


 

2 comentarios:

  1. Faleceu o velho Rangel, eterno companheiro da meiga Idália. Foi ontem, ou antes de ontem, fiquei sabendo agora, me contou Nina Moreno que participou da cerimônia de sepultamento. Um brinde ao nosso bravo amigo.

    ResponderBorrar
  2. Seu Rangel deve ter encontrado cada um, lá para onde foi, figuraços; me disseram que nesse lugar a bebida é de graça. E não perde por esperar por nosotros, os guris, eheheh.
    Bravo! Um belo cara.
    Grande Aristarco, tintim, ao seu Rangel!, bato contigo.
    Abrs

    ResponderBorrar