lunes, 24 de septiembre de 2012

São Paulo - Bilbao: V Grand Slam de Xadrez 2012

.
Neste domingo, no Parque Ibirapuera, foi realizada a cerimônia de abertura do V Grand Slam de Xadrez, para os jogos de ida (em São Paulo). Os jogos de volta serão em Bilbao, na Espanha, em outubro. Presentes, os seis espetaculares guerreiros que ganharam o direito de participar: o campeão mundial, indiano Viswanathan Anand, o prodígio norueguês Magnus Carlsen - primeiro no ranking mundial, o campeão olímpico, armênio Levon Aronian, mais o italiano Fabiano Caruana, o russo Sergey Karjakin e o espanhol Francisco Vallejo Pons.

Os combates de hoje: Caruana x Carlsen, Aronian x Karjakin e Anand x Vallejo.

Entre os incontáveis sites onde as partidas podem ser acompanhadas ao vivo, aí vão dois: AQUI (com engine) e AQUI (com comentários em inglês e português).

Neste momento, 15 horas de segunda-feira, se inicia a primeira ronda do embate.

O Grand Slam é o maior acontecimento do mundo do xadrez, abaixo somente do embate direto pelo título.

Autoridades e organizadores abriram a Final de Mestres na presença dos 6 jogadores. O ex-campeão brasileiro Herman Claudius van Riemsdijk, árbitro principal do torneio, fez o sorteio das cores para dar início ao histórico acontecimento.

Novamente, a cidade de São Paulo se transforma no palco mundial do xadrez e durante uma semana, os amantes do jogo e o público em geral poderão acompanhar as partidas ao vivo, com os comentários de Gilberto Milos e da ex-campeã mundial Susan Polgar, ela que vem ao Brasil pela primeira vez.

O mestre de cerimônias foi o já lendário jornalista espanhol Leontxo Garcia, que transmitirá as lutas para o mundo.

Novamente será aplicada a chamada "regra Sofia", que estabelece que somente o árbitro tem autoridade para determinar se a partida pode ser considerada empatada, evitando pacto de empate pelos jogadores. Além disso, a pontuação será similar a do futebol, com três pontos por vitória, um pelo empate e zero pela derrota, sistema adotado na Final de Mestres de Bilbao, em 2008, já conhecido como "regra Bilbao". 




No hay comentarios.:

Publicar un comentario