lunes, 14 de mayo de 2012

Código Florestal: profusão de ruralistas!

.
Como sabe até a oliveira que resiste na calçada do Beco do Oitavo, muitos dos deputados federais que votaram a favor do monstrengo que chamam de Código Florestal são ruralistas, isto é, possuem ou a família possui propriedades rurais, onde exploram os recursos naturais. Estão na Câmara dos Deputados exatamente para defender os interesses da sua classe.

Tudo dentro das regras democráticas. Só não se sabe de onde saíram tantos eleitores-ruralistas para eleger a tantos deputados-ruralistas, uma vez que estes, a julgar pelo que se tem observado, são maioria naquela casa do povo: o monstrengo foi aprovado por 284 a 184.

Convenhamos, é muito ruralista, até o Romário e o Tiririca são ou pretendem ser. Ou temos muitos fantoches, como o palhaço e o ex-futebolista, cooptados por partidos mafiosos para puxar os votos dos verdadeiros inocentes úteis (as pessoas que votam em palhaços, já que agora é vedado eleger jacarés Cacarecos e macacos Tiãos) para eleger uma grande bancada que obedecerá aos ricos latifundiários. Não é surpresa, com o aleijume do quociente eleitoral num país como o Brasil, onde basta desenhar o nome para sair da lista dos analfabetos e onde ainda se tem trabalho escravo. Aliás, na semana que passou os ruralistas deram um chega para lá na PEC do Trabalho Escravo, uma pena, queríamos ver como votariam cada um dos parlamentares.

É possível que muitos eleitores deste teatro de bonecos não tenham a exata noção da principal incumbência do candidato que elegeu, ou que este a tenha omitido durante a campanha, limitando-se a prometer a farsa de sempre, que é lutar por uma vida melhor para os trabalhadores, isto para não falar em odiosas técnicas de convencimento muito em voga no século passado, tipo compra de votos ou ameaça de demissão.

Ainda assim, mesmo se contando os fantoches, é muito ruralista.

Até há pouco tempo só se mirava nos candidatos majoritários, daí que muitos campeões de votos nunca se candidataram a governador, para não ter a vida exposta. Isto mudará daqui para a frente, para valer, essa votação do Código Florestal será o divisor de águas. Agora a blogosfera dará publicidade de tudo, incluindo deputado federal, estadual e vereador. Com o tempo o povo da escuridão ficará sabendo a plataforma de cada um, quem realizou "investimentos" de campanha e que diabos o sujeito fez com o mandato que lhe foi outorgado.

Conhecemos pelo menos três novas instituições que estão levantando retroativamente as promessas de campanha de cada um dos eleitos para a Câmara Federal em 2010. Do Rio Grande do Sul não vai demorar e teremos os dados. Muitos blogs darão publicidade da comparação do prometido com o realizado, ao lado a lista dos investidores de campanha. Parece que o único inimputável antecipado é o Tiririca, o pobre homem que, por nada saber, nada prometeu, e que, a rigor, só recebeu dinheiro do próprio partido (valha-me Deus, chamar aquilo de partido) para os gastos de campanha.


.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario