martes, 28 de mayo de 2013

O que é isso, Fernando Gabeira?

.
Anteontem o vi. Muito estranho o seu proceder, seu Fernando Gabeira. Eu achava que a idade não o envileceria. 

O que foi fazer lá? Com a idéia infantil de que há de se compreendê-los, convencê-los em humanidade? Pobre Fernando. São inumanos. Vá lá que sejam fortes com a ralé abaixo do morro do Nome da Rosa, trocando restos por bundas, a pau, mas, a gente... A gente os conhece desde as cavernas. Não mudam. A idéia era resistir, lembra?

Pensei que foste ao escárnio em rede nacional para resistir, mas qual o que...

Do outro lado, um letrado de direita que a cada sete grunhidos ou menos um era "eu". Só rindo, que eu, meu? Luiz Pondé, escarrando clichês, leu apenas cem livros, todos dirigidos ao seu ambiente de criação que nunca foi às ruas, às noites de sofrimento, e se achando o cara, ah, como é bom ter grana no banco, familiar, professor não ganha tanto apesar de eventual quem indica, família boa, malandro, como é bom abraçar ursinho de pelúcia enquanto alguns eisteins morrem de fome em vilas de miséria. Desfaz do que não leu, como se tivesse lido, recusa o que não pensou.

E você ouvindo, feito trouxa, abismado, aquelas bobagens.

No programa da notória Rede Band, que sabemos do que e a que vem. 

O Sr. Mitre consta como chefe daquele lodo, mas quem escolhe os entrevistados? Sr. Mitre, o senhor mal consegue dissimular, ou o desconforto ou o fato de não estar entendendo nada do que se passa. 

Mas, tu, Gabeira, o que foi fazer lá, subscrever os clichês extremosos do suposto pensador? Por quê?

Alguém venderia a mãe se lhe torcessem o braço? Talvez, porém a mãe dele é outra, quiçá uma babá, diferente da  outra que passamos horrores, venderia não.

Para subscrever o que o homem entende de mulheres é que não foste, talvez entenda de paquitas velhas, no seu dizer. Ah, mulheres, as viu cheias de jóias, criaturas perfeitas em futilidades, elegantes de nascença, quanta segurança de ouro mal havido, o pai, o muito no banco, despreocupadas, gentis... umas múmias de palácios, que devem ter a quem puxar. 

Ou terias comparecido para agradar a Avenida Paulista? Perda de tempo, meu caro, salvo se pretendes te converter às suas cartilhas.

Tu viu o lindo filhinho de pápi e do perverso sistema assumir Aristóteles, o defensor da escravidão - nisso está vencido em parte - também, 2.335 anos... e na sua urgência de preparar dirigentes de elite, isto é, os filhos deles, iguais a eles, viste? Por mais cuidado que o professorzinho tenha tomado, está na cara. 

Disse na tua cara. E ficaste quieto, meu chapa.

Francamente, o que é isso, companheiro?

Hoje me dói repetir o de sempre, que así pasan los dias e nada muda. Dava para acabar com o suposto pensador em dois minutos, sem levantar a voz como ele levanta em trejeitos e falsetes de guru. Guru para os iguais a ele, ou as negras dele, ou o que seja.

Aristóteles, na parte que eles leram, não dá nem para a saída, depois que a história registrou Hitler.

A gente ainda pensa em Sócrates.

.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario