sábado, 11 de mayo de 2013

Réu por nada

.
Há tempos Luciano Peregrino não aprontava. Hoje o boêmio acordou cedo, se é que dormiu, já aprontando.

Como Luciano diz que não se mistura com "os bundinhas que frequentam a Olaria", alegando que lá "boêmio é artigo que não existe, só tem viado e janota", às quatro da madrugada foi até um dos bares da Rua da Olaria e conseguiu alugar quatro mesas com respectivas cadeiras, de um bar que estava fechando. Comprou garrafas de uísque, copos, e pagou aos guardadores de carros para trazer tudo ao Beco do Oitavo, instalando-se na frente do Botequim do Terguino.

Lá ficou, fumando, bebendo e furungando no notibuc. "Louco para ser assaltado", como disse mais tarde o nego Janjão. Um certo exagero do Janjão, pois no Beco do Oitavo ladrão só entra por acidente, como certa vez entraram o JD e seus sequazes, mas estavam chapados, quando se deram conta de onde haviam se metido trataram de cair fora. Com os boêmios do Beco do Oitavo a pancada é mais embaixo, a volta é triste, nesses casos com Bruno Contralouco, Gustavo Moscão e o próprio Luciano à frente. 

Aliás, são quatro os tipos que não passam jamais no Beco do Oitavo: políticos, ladrões, pastores e banqueiros. Políticos e ladrões são raças quase idênticas, mas o pessoal os nomina separadamente porque julgam os ladrões comuns menos nocivos. Pastores podem ser também bispos, eletrônicos ou não, estes o Contralouco reza que passe um por engano, adora quebrar a cara dos referidos. Já banqueiros também serve para gerentes de banco, estes são a paixão do Gustavo, se pudesse mataria a todos.

Quando o António Portuga chegou para abrir o bar, às 7:30 h, deu com o Luciano em grandes papos na mesa da calçada, já na segunda garrafa de uísque, acompanhado de uma alemoa pra lá de boa, de corpo e de copo, e de dois músicos seus camaradas. As outras mesas ocupadas por gente da noite, que comprava uísque da mesa central, a do Luciano.

- Olhe só a minha nova amiga, Portuga, me diz se não é parecida com miss Frida Von Allerborn?

O Portuga pensou em responder que "esta dona é mais peituda", mas achou por bem ficar frio, poderia soar como ofensa à miss Frida, Deus nos livre.

Quando o Portuga veio para fora trazer as dyablas verdes para rebater o uísque, Luciano leu os breves escritos do amanhecer, segundo ele o que restou do pesadelo.

Réu

Nesta madrugada vi a denunciante dos meus crimes.

Vi a promotora dizer com desprezo eu acuso.
Vi a jurada concordar indignada.
Vi a juíza ríspida me condenar à morte.
Sonhei também com o algoz que executou a sentença.
Eram todas a mesma pessoa. 
Morri, com pena dela e ódio de mim.

António Portuga sentiu um frio, "Meu Deus, será que o Luciano vai ter outra recaída com aquela ingrata?". Sorriu e puxou assunto de futebol, dizendo que hoje tem decisão em Portugal, Porto x Benfica.

Logo o pessoal começou a chegar, todos puxando mesas para fora, para acompanhar Luciano na festa, este insiste que para os de casa o trago é por sua conta.

- Eu ia comer uma dona no Menino Deus agora pela manhã, mas não vou mais, aqui ó que vou perder a festa, estas que começam cedo é que são boas - disse o Contralouco, enquanto misturava dyabla com cerveja.

- Ora se isso são modos, "eu ia comer..." - reclamou a douta Jezebel.

- Tá bom, então não ia comer, ia só olhar a mulher pelada, até já disse que nem vou mais -, ele responde.

Neste momento, segundo Leilinha Ferro, Tigran Gdanski acabou de interpretar, ao som de gaita, o tango-canção Scrivimi, em polaquês. Nicolau Gaiola concentra-se no monólogo que apresentará em seguida no meio da rua. O Portuga lhe assopra para não vir com amarguras, o Luciano pode não estar bem. Nicolau promete dar uma injeção de otimismo no querido boêmio dos pesadelos.

O irrequieto Contralouco, que não perde nada, já foi exclamando:

- Esta merda de vida é sonho e pesadelo, eu saio para a rua e vivo os sonhos, os pesadelos eu expulso, que se fodam.

Escolherão as charges do Dias somente depois do almoço, isto é, lá pelas três da tarde, quando estarão para lá de Bagdad.

Hoje vão longe, à noite haverá cantoria oficial no bar, ainda bem que é sábado.


No hay comentarios.:

Publicar un comentario