viernes, 27 de abril de 2012

Quem votou o Código Florestal dos desmatadores - nome aos bois

.
A natureza começou a ser derrotada no ano passado, na sessão da Câmara dos Deputados de 24/5/2011.

Naquela oportunidade (AQUI), votaram a favor da motosserra 22 parlamentares gaúchos: Manuela D'ávila (PCdoB), Assis Melo (PCdoB), Enio Bacci (PDT), Giovani Cherini (PDT), Alceu Moreira (PMDB), Darcisio Perondi (PMDB), Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Osmar Terra (PMDB), Afonso Hamm (PP), Jerônimo Goergen (PP), José Otávio Germano (PP), Luiz Carlos Heinze (PP), Renato Molling (PP), Vilson Covatti (PP), José Stédile (PSB), Luiz Noé (PSB). Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Bohn Gass (PT), Ronaldo Zulke (PT), Danrlei de Deus Hinterholz (PTB), Ronaldo Nogueira (PTB) e Sérgio Moraes (PTB).

Contra a motosserra foram apenas 5 valentes: Vieira da Cunha (PDT), Fernando Marroni (PT), Henrique Fontana (PT), Dionílso Marcon (PT) e Paulo Pimenta (PT).

Depois disso, o Senado deu uma arrumada no projeto, que voltou à Câmara, onde agora um ruralista fez um relatório com propostas inadmissíveis, jogando por terra as melhorias obtidas no Senado.

Ontem, exatamente 11 meses depois, foi novamente votado.

O PT, partido no poder, e o próprio governo deram-se conta do absurdo que havia sido montado pelo parecer ruralista. Tentaram retroceder, pediram voto contrário, mas já não havia tempo de negociar os votos necessários. Na verdade a tentativa de reverter o quadro foi mais jogo de cena. A idéia é a Dilma vetar um artiguinho aqui, outro acolá, foram colocados lá para isso mesmo, e alguns terão na mente a impressão de que o monstro até que é passável.

No voto, a derrota foi de 284 a 184. A lista dos votantes está no site da Câmara, aqui. Tem cada coisa estranha... o Romário e o Tiririca votando a favor dos ruralistas radicais. Como disse alguém: vá entender, mas explicação certamente há!

O grande erro, dos que agora tentaram voltar atrás e assistem passar um texto excessivamente prejudicial à natureza, ocorreu lá em 24/5/2011. Lá a ganância precisava ser contida.

No Rio Grande do Sul houve alguma mudança, em relação a votação de 24/5/2011. Algumas pessoas, que antes votaram a favor, agora votaram contra a motosserra, como é o caso de Manuela D'ávila, que não suportou a pressão, mesmo tendo sido eleita com o dinheiro de Mr. Friboi. O outro comunista segue votando com os ruralistas radicais, embora a sua profissão declarada, antes de político, seja metalúrgico.

Votaram contra a natureza, contra o Brasil, a favor da motosserra, 17 desmatadores:

PCdoB: Assis Melo
PSDB: Nelson Marchezan Jr.
PMDB: Alceu Moreira, Darcísio Perondi, Eliseu Padilha, Osmar Terra
PP: Afonso Hamm, Jeronimo Goergen, Luiz Carlos Heinze, Renato Molling, Vilson Covatti
PSD: Darnlei de Deus Hinterholz
PSB: Alexandre Roso
DEM: Onix Lorenzoni,
PDT: Giovani Cherini
PTB: Ronaldo Nogueira, Sérgio Moraes

Votaram a favor da natureza e do futuro dos nossos filhos, 12 parlamentares:

PCdoB: Manuela D'ávila.
PT: Bohn Gass, Fernando Marroni, Henrique Fontana, Dionilso Marcon, Paulo Ferreira, Paulo Pimenta, Ronaldo Zulcke
PDT: Ennio Bacci, Vieira da Cunha
PSB: José Stédile, Luiz Noé




2 comentarios: