jueves, 2 de agosto de 2012

O esporte olímpico dos boêmios, n'A Charge do Dias

.
Os boêmios estão indóceis: o Botequim do Terguino ainda não recebeu as mesas de sinuca, novinhas em folha, que serão instaladas na parte dos fundos do bar. Não perdem por esperar. Por enquanto seguem na rotina de sempre.

Aristarco de Serraria, o lúcido filósofo para quem o bar e o mundo nunca param de girar em torno do seu corpo, está naqueles dias em que os copos voam, um humor de cão. Todos respeitosamente ouvem as suas razões, tal a consideração pelo seu intelecto.

"Viram aquele Luís Nassif, que tem um blog que dizem ser sustentado com o nosso sem licitação? Pois é, agora vem usar a obviedade, que há séculos repetimos, de que o financiamento de candidatos por grandes empresas, empreiteiras, bancos e ricaços em geral não tem cabimento, nunca foi doação, é um crime, investimentos que depois eles cobram, mandam e desmandam nos governichos, basta olhar o rol de 'doadores' da Dilma... bem, sabem para quê ele agora aborda o tema? Para desqualificar o processo do mensalão!"

Gustavo Moscão: "Calma, Ari. Quem é esse Luís Nassif? Parente da Maria Betânia?"

Contralouco: "É, quem é?".

Aristarco: "Ora, um cupincha pago do Lula".

Tigran Gdansk: "Sei quem é, dizem que o blog dele tem 171 redatores-empregados. E tu ainda perde tempo lendo um sujeito desses, ó nobre pensador?".

Aristarco: "É, deixa pra lá, só rindo mesmo, é que li noutro lugar, claro que não entrei no blog do indivíduo. Hoje até o televisor deu de fazer volteios em torno de mim".

Lúcio Peregrino: "Amigos, lembrem-se do que falou a vidente Mãe Dinádegas, ao ler o futuro na bunda dos ministros do Supremo: não vai dar em nada, salvo umas peninhas leves, coisa de ladrão-de-galinha".

Carlinhos Adeva, o ilustre advogado, entra no bar com ar de novidades, olhos brilhando. Senta-se à mesa do meio e logo os companheiros arrastam mesas e cadeiras para perto da sua.  Carlinhos olha para os lados, baixa a voz e confidencia:

"Ontem à noite conversei com o Zé Tunico por telefone. O malandrinho disse que aqui ó que vai se dar por impedido de julgar o mensalão. Já está com o voto pronto para inocentar o José Dirceu e outros escroques, até reclamou: 'pombas, queriam o quê, os caras são meus amigos, sempre me ajudaram, de  adeva de porta de cadeia acabei no Supremo'. Ele diz que os outros também são nomeados pelos políticos: 'ninguém chegou naquele tribunal por eleição ou concurso", e que o Gilmar Dantas é do FHC. Meninos, esse Toffoli não muda, veio com um rosário de argumentos".

Com essa Tigran Gdansk se levanta furioso, exclamando: "Ah, e eu ainda paro para ouvir isso. Deixa de inventar besteiras, Adeva, tu nem conhece o cara, olha que numa dessas alguém acredita", e sai para uma das mesas lá na calçada. Hoje faz um belo sol na capital.

Gustavo Moscão: "Quem é esse Zé Tunico, não conheço".

Os demais se divertem. Clóvis Baixo - outro que é campeão em invencionices, diz: "E aí, só isso?".

"Não. O meu véio consulente Márcio Thomaz também me ligou. Me disse em off que o Cachoeira tem uma bomba para soltar: filmou o Maluf e o Lula fazendo 69 em 2010, imaginem a cena. Aconselhei-o a sair fora, deve ser montagem".

Com essa o buteco vira uma balbúrdia de gargalhadas. Carlinhos Adeva espera a turma se acalmar e diz: "Mas a melhor mesmo quem me contou foi o Marco Maia, sabe como é, devido a profissão às vezes sou forçado a falar com os coisos, me repugna mas falo. Olhem só o que o patrunfo me disse: para o carnaval de 2013 o Congresso vai sair com o bloco Mete a Mão, adivinhem quem será a rainha?"

Clóvis Baixo: "A Andressa Cachoeira!".

"Na pinha, como tu sabia? Quem te contou?!".

Depois de algumas considerações sobre as curvas, honestidade e cultura dessa senhora, o assunto naturalmente se volta para os jogos olímpicos.

Nicolau Gaiola implica com os atletas: "Puta que pariu, a imensa maioria é tudo filhinho-de-papai mesmo, dá para ver pelos sobrenomes, olhem a natação: Suzuki, Honda, Vagino, Citroen, Santander, Gerdau, Elke Batisto Maravilha, Bin Laden, Watanabe, Ford, Bush, Coca-Cola, Fanta, Itaú, Brahma...".

Tigran Gdansk, que havia retornado: "Pera, vá lá que são mesmo tudo filhinho de lalau, mas não podia arranjar uns nomes verossímeis?".

Gustavo Moscão: "O que é verossímeis?".

Contralouco: "Não entendo porque colocam nomes americanos na natação. Vá saber o que é Meadle. Tinha outra modalidade com um nome feio que ia daqui até a esquina, e as gatas tavam só nadando cachorrinho".

A explosão de risos veio em seguida, os boêmios rolavam no chão em regozijo. Lúcio Peregrino, mexendo no nóti: 

"Ei, corram aqui, vejam esta, do Delúbio Põe No Meu: 'A denúncia não prova que houve mensalão, estou com a consciência tranquila', huahuahua...".

Leila Ferro cortou a festa, precisava das obras do dia.

O bando do antigo Botequim ficou com o S. Salvador, do Estado de Minas (Belo Horizonte, MG).




A turma do extinto Beco escolheu a obra do Cláudio, do Agora S. Paulo (São Paulo, SP).




A coordenadora Leila Ferro resolveu homenagear a clientela em seu esporte predileto. Com o Ikenga. Vai para a parede do botequim.













No hay comentarios.:

Publicar un comentario