martes, 28 de agosto de 2012

Olimpíada 2012 em Istambul

.
Com transmissão direta pelas televisões de todo o mundo, ontem ocorreu a cerimônia de abertura da Olimpíada de Xadrez em Istambul, na Turquia, que reúne 158 países.

Bem, de todo o mundo não, que exagero, na Síria e outros países em conflito claro que não. O Brasil, por exemplo, ignorou a efeméride, sequer a veiculou no noticiário noturno, nem um flash. Algo muito grave deve ter acontecido, como na edição anterior do evento, pois os nossos concessionários de TV por nada é que deixariam de zelar pela Constituição, quanto à preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. A menos que o horário do evento, 15:30 na hora legal brasileira, tenha coincidido com o horário de transmissão de antigos desenhos animados norte-americanos, o que justificaria plenamente a omissão. Quanto a não veiculação nos noticiários noturnos, entende-se, a pauta é muito apertada por tiroteios e assassinatos.

O Brasil comparece nos combates masculino e feminino. Os rapazes são Rafael Leitão (rating 2623), Giovanni Vescovi (2617), Alexandr Fier (2596), Gilberto Milos (2593) e Krikor Mekhitarian (2531), que na estreia enfrentarão a Algeria. As moças são Vanessa Ebert (2224), Juliana Terão (2187), Artemis Guimarães Cruz (2042), Vanessa Gazola (2033) e Suzana Chang (2013), que iniciarão contra a Líbia. Não deveremos ter problemas em passar à frente, tanto no masculino como no feminino.

Não temos bom retrospecto na competição, e a barra é muito pesada. Para se ter uma ideia, o menor rating da equipe masculina da Rússia é de 2.736, e o maior é 2.799, do seu primeiro tabuleiro, o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik. No feminino, as russas levam Valentina Gunina, as irmãs Kosintseva e a eterna rainha Alexandra Kosteniuk.

Salvo uma grande surpresa, no masculino o título deverá ficar com um entre Rússia, Ucrânia, Armênia e Bulgária. No feminino entre China, Rússia, Georgia e Ucrânia.

Será uma boa oportunidade para admirarmos a técnica e a genialidade de Vassily Ivanchuk, Levon Aronian, Gata Kamski, Hikaru Nakamura, Leinier Dominguez Perez e Fabiano Caruana, entre outros, lutando por seus respectivos países.

O primeiro round está programado para hoje, às 9 h do Brasil. Para entrar no site oficial, com transmissão ao vivo, clique AQUI.






No hay comentarios.:

Publicar un comentario