jueves, 30 de agosto de 2012

Olimpíada em Istambul, 3º dia

.
E a Olimpíada entra na fase da guerra sem quartel, com entreveros de titãs. E com algumas surpresas (se bem que no xadrez não tem apito para ajudar o Corinthians, então por vezes, quando é "o dia" bom para uns, e ruim para outros, vai para o placar).

A equipe da Bulgária empatou com a França nos 2º, 3º e 4º tabuleiros. Perdeu para os franceses logo onde... no 1º, com o seu gigante ex-campeão mundial Veselin Topalov (2752), que conduzindo as negras cedeu a Maxime Vachier-Lagrave (2686) no 68º lance. Depois dessa, a Bulgária se fortalecerá, e Veselin também, têm raça, mas o título ficou muito longe.

A atual campeã e sempre candidata ao título, a Ucrânia, por pouco não perdeu para Israel. Graças a uma reviravolta na partida de Ruslan Ponomariov (2734), também ex-campeão mundial, que de negras estava em franca desvantagem contra o israelense Maxim Rodshtein (2642), mas que acabou vencendo. Final: 2,5 a 1,5. Na foto abaixo, navegando pelo espaço, quase chegando à Júpiter, o maluco dos céus, Vassily Ivanchuk, que empatou com o melhor da Judéia, Boris Gelfand.


O espetacular Levon Aronian, 1º tabuleiro, fez a diferença na vitória da Armênia sobre a Espanha, 2,5 a 1,5. Espanha desta vez sem Shirov, que ora disputa pela sua terra natal, a Letônia, o bom filho à casa torna.

O mesmo Alexei Shirov, outro louco amado pelos deuses, que no tabuleiro dos reis empatou com o maior dos russos neste momento, Vladimir Kramnik, o que não salvou a sua Letônia. Tablas em outros dois, mas perdeu no 4º, onde Dmitry Jakovenko (2722) bateu a Vitalijs Samolins (2404). Final, 2,5 a 1,5.

O Brasil passou arranhando pelos Emirados Árabes, com a recuperação de Alexandr Fier, que fez a diferença, 2,5 a 1,5.

No feminino pegou fogo. No terrível embate entre China e Ucrânia deu empate, 2 a 2. A chinesa Yifan Hou, atual campeã do mundo, bateu a Kateryna Lahno, porém a ucraniana Maryia Muzychuk (foto abaixo) salvou a pátria, vencendo a Xue Zhao.


As luminosas polacas, comandadas por Monika Socko, passaram de 3 x 1 pelas húngaras (a partida da Monika está no tabuleiro do blog). As russas não tiveram dificuldades contra a Mongólia, também 3 x 1.

Os Estados Unidos, que, como no masculino, tem seu plantel representado por jovens de outras nacionalidades, empataram com o Uzbequistão por milagre. Engraçado isso. Os moços e moças do grande país do norte, depois que Bobby Fischer foi caçado como um cão mundo afora, desinteressam-se pelo jogo dos reis. Hoje importam talentos.

As brasileiras, à frente a espetacular Vanessa Feliciano Ebert, venceram as gurias de El Salvador por 3 a 1.

A pedido do pessoal do bar que tem uma coluna neste blog (A Charge do Dias), vai uma foto de espanholas e sérvias, hoje, no palco de luta. Uma sérvia que aparece no retrato deixou a todos de coração aquecido, com todo o respeito. Sabemos o nome da moça, brilhante guerreira, mas deixamos para outro dia, vocês brincam demais. Ora, "serva".












No hay comentarios.:

Publicar un comentario